Quem Somos


O Propósito Eterno de Deus
Este é um tema básico, fundamental. Devemos receber totalmente em nossos corações as verdades aqui contidas. Não pode ser um mero estudo de uma apostila. Deve tomar conta de todo o nosso ser. Mente e coração devem estar tomados do conhecimento da glória que há no propósito do Senhor.
O propósito (alvo, meta) é que vai direcionar todo o nosso comportamento, trabalho, ênfase, enfoque e maneira de agir. Se quisermos verdadeiramente cooperar com Deus, devemos conhecer bem seus desejos, seu propósito, seu coração.

Tudo o que fizermos, só terá valor eterno, na medida em que cooperar com o propósito de Deus.
1) Um erro muito comum
Por anos, muitos cristãos tem vivido sem conhecer qual é o propósito (objetivo) de Deus para com suas vidas. Muitos tem crido, equivocadamente, que nossa meta como cristãos é chegar aos céus. Baseiam-se para isso em textos como os de I Timóteo 2:3-4; II Pedro 3:9 e ainda João 3:16. Vendo a Bíblia com um enfoque humanista, (isto é, o homem no centro), concluem que o propósito de Deus é a salvação dos homens. Tudo gira em torno do homem e de suas necessidades.

Esta visão equivocada ocorreu porque sempre víamos o propósito de Deus começando com a queda do homem. Sendo assim, como o homem está perdido, a salvação do homem se tornou o centro do propósito eterno de Deus. Aqui estava o erro e aqui devia ser feita a correção. É claro que Deus quer salvar a todos os homens. Isto vemos claramente nos textos de I Timóteo 2:3-4; II Pedro 3:9 e João 3:16. Mas nós não devemos confundir aquilo que Deus deseja com o que é o seu propósito. O propósito de Deus não surgiu com a queda do homem, é algo que já estava em seu coração desde antes da fundação do mundo (Efésios 1:4,11).

Então podemos argumentar da seguinte forma: se antes da fundação do mundo Deus tinha o propósito de salvar o homem, e fez o homem para cumprir este propósito, então Deus é cúmplice do pecado. Deus necessitava que o homem pecasse para poder cumprir o seu propósito. Quando Deus disse: "Não coma deste fruto", na verdade, Ele queria que o homem comesse e pecasse, e ficasse perdido e em trevas, para, então, poder cumprir com seu propósito de salvar os homens.

Tudo isso é uma grande contradição. É claro que Deus quer salvar os homens, mas isto foi necessário por causa da queda. Entretanto, necessitamos conhecer a primeira intenção de Deus, o propósito que Ele tinha em seu coração quando fez o homem, pois seu propósito é imutável. DEUS NÃO MUDOU DE PROPÓSITO POR CAUSA DA QUEDA.

2) Qual a Intenção de Deus ao Criar o Homem?
"Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26).

a) A intenção de Deus ao criar o homem era de ter uma grande família de muitos filhos à sua própria imagem, e encher a terra com uma família que expressasse a sua glória e autoridade (Gênesis 1:27-28).

b) Como Adão tinha sido criado à imagem de Deus, e cada ser se reproduzia segundo a sua própria espécie, quando Adão e Eva se multiplicassem, reproduziriam filhos a imagem de Deus.
3) Como o Pecado Interferiu ?
Todos nós conhecemos a triste história. O pecado de Adão foi uma intromissão violenta e diabólica no propósito de Deus. Por meio dele o homem se tornou culpado, alvo da ira de Deus, merecedor de castigo eterno, expulso da presença de Deus e sem comunhão com Ele. "O salário do pecado é a morte".

Mas houve uma conseqüência ainda maior. O problema não foi apenas que o homem se tornou culpado diante de Deus, mas também a sua própria natureza se "estragou", se corrompeu. O homem perdeu a imagem de Deus, tornou-se numa outra criatura. Não era mais o mesmo homem, era um homem morto para Deus; inútil para cumprir seu propósito.

Já sabemos que cada ser se reproduz segundo a sua própria espécie. Portanto, quando Adão se corrompeu, toda a sua descendência ficou arruinada. (Gênesis 5:3; Romanos 5:12).
4) Deus desistiu do Seu porpósito?
Embora o homem pecasse, Deus não mudou o seu propósito inicial. Deus não tem diversos planos, nem muitos propósitos; não criou um novo alvo, nem abriu mão do que queria desde o princípio.

Deus necessita agora criar uma nova raça, porque todos os descendentes do primeiro homem ficaram inúteis para o seu propósito. Como fez isso?

"O primeiro homem, Adão, foi feito ser vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual e, sim, o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e como é o homem celestial, tais também os celestiais." (I Coríntios 15:45-48).

Pelo nascimento natural (de carne e sangue), pertencemos a raça de Adão, estragada e inútil. Mas pelo novo nascimento nos tornamos participantes da raça celestial.

Adão perdeu a imagem de Deus porque foi rebelde (Gênesis 3:1-7). Jesus, que é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15), sempre fez a vontade do Pai (João 4:34), e em tudo lhe agradou (João 8:29), foi obediente até a morte (Filipenses 2:8).

Todo o homem que crê naquele que o Pai enviou (João 6:29), nega-se a si mesmo e toma a sua cruz (Mateus 16:24), perde a sua vida (Mateus 16:25), recebe o senhorio de Jesus Cristo (Romanos 10:9) e se batiza em Jesus Cristo (Marcos 16:16), este se torna uma nova criatura (II Coríntios 5:17), recebe a natureza de Deus (II Pedro 1:4) e recebe a imagem daquele que o criou (Colossenses 3:10).

Toda a glória do plano de Deus havia se perdido no pecado. Mas Deus Pai não desistiu. Qual a sua esperança? "Cristo em vós, a esperança da glória" (Colossenses 1:27).
5) A Salvação é um Meio e não um Fim
A obra redentora de Cristo Jesus é algo tão tremendo, tão maravilhoso, que corremos o risco de vê-la como se fosse o todo. Esta salvação é tão grandiosa que temos a tendência de confundi-la com o próprio propósito de Deus. Mas não é assim.

Jesus Cristo, o admirável Filho de Deus, com sua obra redentora, deu uma nova vida ao homem, restaurando-lhe a comunhão com o Pai. E também deu a Deus os recursos de infinita graça, para que ele continue com o seu plano eterno. A redenção efetuada por Jesus Cristo e encarnada pela igreja, é O MEIO para Deus restaurar todas as coisas, e assim concluir seu propósito.

A redenção nunca poderia ser UM FIM em si mesma, mas apenas UM MEIO de graça para consertar um grande erro. Para Paulo, a redenção nunca foi o propósito de Deus. Ele entendia que o propósito de Deus era a família eterna (Efésios 1:4-5; Romanos 8:28-29). Uma família perfeita em Cristo (Filipenses 3:12-14). Sua obra para o Senhor NÃO CONSISTIA EM BUSCAR APENAS A REDENÇÃO DO HOMEM, MAS EM APRESENTAR ESTE HOMEM A DEUS, RESTAURADO À IMAGEM DE JESUS CRISTO (Colossenses 1:28).
6) Como se Define o Propósito Eterno de Deus Hoje ?
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem CONFORMES A IMAGEM DE SEU FILHO, a fim de que Ele seja o primogênito entre MUITOS IRMÃOS"
(Rm8:28-29).

Este texto nos mostra com clareza que Deus quer UMA FAMÍLIA DE MUITOS FILHOS SEMELHANTES A JESUS. Vejamos por etapas:

UMA FAMÍLIA. Isto nos fala da UNIDADE. Este é um requisito indispensável para o cumprimento do propósito de Deus. Embora isto não esteja enfatizado no texto acima (nem seria necessário), porque filhos a imagem de Jesus não podem ser brigões e facciosos, está claro em outras passagens como: João 17:20-22; I Coríntios 1:10-12; 3:1-4; 10:16-17; Efésios 2:14-16; 3:15; 4:1-6, 12-16; Filipenses 1:27; 2:1-4.

DE MUITOS FILHOS: Isto nos fala de MULTIPLICAÇÃO.Discípulos fazem discípulos, etc. (Mateus 28:18-20).
SEMELHANTES A JESUS. Isto nos fala da EDIFICAÇÃO. Não é suficiente que sejam muitos; é necessário que tenham qualidade de vida (Efésios 1:4-5; II Coríntios 3:18; Efésios 4:13). Portanto, entendemos que o propósito de Deus envolve a MULTIPLICAÇÃO de vidas que vão ser edificadas em UNIDADE, para crescerem até a ESTATURA DE JESUS CRISTO.
".. até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo"
(Efésios 4:13).
7) Qual a nossa Posição dentro desse Propósito ?
Aquilo que é um propósito no coração de Deus, para nós se constitui num CHAMADO, numa VOCAÇÃO (II Timóteo 1:8-9; Romanos 8:28-29).

Devemos ter os olhos iluminados para compreender nosso chamamento, a fim de que o propósito eterno, seja para nós, muito mais do que um estudo de apostila (Efésios 1:18).

De uma maneira simples definimos a nossa VOCAÇÃO como um CHAMADO para sermos participantes do propósito de Deus e COOPERADORES no seu cumprimento.
Aquele que recebe o propósito de Deus em seu coração, compreende o seu chamamento e torna-se prisioneiro desta vocação (Filipenses 3:12-14).

Devemos andar de modo digno desta vocação (Efésios 4:1-3) e esforçar-nos para confirmá-la (II Pedro 1:10).





Regimento Interno da Comunidade Cristã  O Resgate
              
               A Comunidade Cristã O  Resgate, é  uma Instituição Religiosa, com uma visão missionária de fé, fundamentada na Bíblia, sem fins políticos,ou financeiros, e de caráter interdenominacional, formadas de pessoas crentes, dedicadas a evangelização, com a finalidade de conduzir pessoas ao encontro do nosso Senhor e Salvador: Jesus Cristo.
              A Comunidade cristã O Resgate, surgiu com o interesse e a dedicação de um grupo de irmãos, que estavam decididos em seguir os ensinamentos de Jesus. Após algumas reuniões em louvor a Deus, houve a necessidade, com a vinda do casal de Pastores: Medeiros e Nazaré, de se abrir uma sede, onde seria realizado os Cultos regularmente.
              A partir do dia 22 de novembro de 2008, foi então, inaugurado nossa sede, na cidade de São Caetano – PE.
             A Comunidade Cristã O Resgate crê:
            - Na inspiração verbal e divina autoridade da Bíblia.
             - Em um Deus único e verdadeiro, que subsiste eternamente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
            - No nascimento virginal do Senhor Jesus Cristo, verdadeiro homem e Verdadeiro Deus. Em sua morte vicária, sua ressurreição corporal e sua volta física.
            - Na queda do homem, resultando a completa necessidade de salvação.
             - Na morte de Cristo: voluntária e substituinte, como sacrifício pelos pecados de todos.
            - Na salvação eterna pela graça, como um dom de Deus, independente de obras e que cada pessoa é responsável por si própria quanto a aceitar ou rejeitar a salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.
            - No Espírito Santo, que regenera o cristão.
            - Na ressurreição corporal de todos, salvos, ou não salvos.


                Apesar da Comunidade Cristã O Resgate ser  interdenominacional, ela não é ecumênica.
               Somos abertos ao agir do Espírito Santo, através dos seus dons.
               Adotamos o exemplo do Senhor Jesus, no Batismo de pessoas adultas e por imersão, a forma de governo é representativa e pluralizada.
              A Comunidade Cristã O Resgate, é mantida através de ofertas voluntárias de pessoas cujos corações Deus move para isso.
             Os nossos projetos são:
            - Cultos semanais no Templo;
            - Reuniões nos lares;
            - Programa veiculado na mídia;
            - Eventos nas praças ou escolas;
            - Testemunho pessoal de cada membro, com o único objetivo de resgatar vidas para Cristo e valores de Deus para esta sociedade.
           

            

        Severino  Medeiros  -  Presidente
        Nazaré  Medeiros -  vice - presidente

Fone: 81- 8868 7383


            A Comunidade Cristã O Resgate, tem  como propósito  principal: Resgatar os valores espirituais e sociais.
            Por volta de 1460 A.C, Deus se revelou para Moisés e o manda construir um tabernáculo, ou seja, um santuário, para que o próprio Deus se fizesse presente no meio do seu povo e recebesse seus sacrifícios, louvores e adoração.
            Um detalhe: este santuário deveria ser erguido, segundo o modelo mostrado a Moisés (Êx. 25:1-9).
             A nossa comunidade é composta de pessoas, simples como você,com um objetivo: fazer parte de um santuário onde Deus possa habitar em nosso meio e receber nossos louvores e gratidão por tudo que ele tem feito por nós.
             Para isso, vamos resgatar os valores espirituais: que têm como primeiro mandamento, amar a Deus acima de todas as coisas. Valores sociais, que é amar ao próximo como a ti mesmo.
·         Nossos cultos serão: quarta, sexta e domingo, onde iremos nos encontrar para que juntos possamos interceder ao Pai em nosso favor.
·         Aos sábados à tarde iremos ter uma programação com as crianças, que a Bíblia diz: que devemos ensinar a criança o caminho que ela deva andar.
·         Durante a semana teremos um programa de alfabetização para adultos, dentro dos demais projetos que juntos iremos: amar a Deus e atender nossa comunidade.

Venha fazer parte conosco!!!
Comunidade Cristã O Resgate
Resgatando vidas para Cristo
                       Em Cristo Jesus: Medeiros e Nazaré: 81.8868.7383
                         E-mail: comunidadeoresgate@gmail.com

ESTATUTO DA IGREJA APOSTÓLICA COMUNIDADE CRISTÃ MINISTÉRIO O RESGATE



Capítulo 1  – DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINS E DURAÇÃO

Art. 1º - A Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate, também designada oficialmente por sua sigla IACCMR, doravante neste Estatuto designada por igreja, é uma sociedade religiosa constituída de crentes em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, com sede e foro civil em São Caetano - PE, organizada de acordo com os princípios bíblicos, tem por fim prestar culto a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, em espírito e verdade; pregar o Evangelho em toda a sua integridade e conteúdo bíblico; batizar os seus conversos, e apresentar ao Senhor em consagração os seus filhos menores e os que se acharem sob sua guarda; ensinar as doutrinas da fé cristã reformada e bíblica aos fiéis, na sua pureza e integridade; promover a aplicação dos princípios de amor cristão e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento do único Senhor da Igreja, Jesus Cristo; e desenvolver ações de caráter social, educacional, cultural, recreativo, terapêutico e beneficente, atendendo o ser humano integral.

§ único - A Igreja funciona por tempo indeterminado e com número ilimitado de membros.


Art. 2º - A Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate é autônoma e soberana em suas decisões, e não está sujeita a qualquer outra igreja ou autoridade eclesiástica, reconhecendo apenas a autoridade de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, expressa nas Sagradas Escrituras, no sentido espiritual, e reconhecendo e respeitando as autoridades constituídas na forma da Lei do Estado, conforme manda a própria Bíblia.

§ único – A Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate pode se associar a outra igreja ou ministério, desde que esta associação seja apenas em caráter espiritual.



Capítulo 2 – COMPOSIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, REPRESENTAÇÃO

Art. 3º - A igreja é composta por pessoas que aceitam voluntariamente as suas doutrina e disciplina, sem distinção de idade, sexo ou nacionalidade, por ela recebidas em reunião da Mesa Diretora na qualidade de MEMBROS e apresentadas a igreja em culto público.

§ 1o – Nenhum direito patrimonial terá quem for desligado da igreja, seja a que título for.
Art. 4o – Os direitos e deveres dos membros ativos da igreja são:

a)         participar da comunhão com os demais, como povo de Deus, apresentando-se nas celebrações das ordenanças, e em outras atividades da Igreja, com freqüência e pontualidade;
b)         viver sensata, justa e piedosamente de acordo com a doutrina e prática dos ensinos bíblicos;
c)         propagar a fé cristã, usando seus dons a serviço da Igreja;
d)         participar de todas as etapas da Escada do Sucesso da Igreja em Células no Governo dos Doze, que são: Ganhar, através das Células de Evangelismo, Relacionamentos Redentores, Eventos de Colheita, Redes Ministeriais e Celebrações; Consolidar, através do Pré-Encontro, Encontro e Pós-Encontro; Treinar, através do Discipulado eficiente na Escola de Líderes, Seminário de Capacitação e Células de Edificação; Enviar numa missão evangelizadora a partir da autoctonia cultural (nossa Jerusalém), indo a regiões subjacentes (Judéia e Samaria) até os lugares mais remotos, mais distantes, que atravesse uma fronteira cultural. (os confins da terra).
e)         sustentar financeiramente a Igreja com seus dízimos e ofertas;
f)          participar das reuniões das assembléias da igreja;
g)         obedecer às autoridades da Igreja enquanto estas permanecerem fiéis aos ensinos das Sagradas Escrituras e ao Regimento Interno
h)         ser indicado para redes ministeriais, departamentos, equipes de apoio, etc.;
i)          apresentar e dedicar publicamente os seus filhos menores ao Senhor e os que se acharem sob sua guarda.


Art. 5º - A administração civil da igreja compete a uma Mesa Diretora, que se compõe de um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro, que não serão remunerados pelo exercício dessas funções, que executam as deliberações da igreja na forma deste estatuto e que façam parte da Célula de Edificação do Pastor Titular.

§ 1o – O cargo de presidente será sempre exercido cumulativamente pelo Pastor Titular da Igreja local, a quem constituímos nosso guia e anjo da igreja, sendo digno de duplicada honra, assumindo assim um compromisso com a Igreja, tendo o seu mandado por tempo indeterminado, só dissolúvel pela orientação e vontade de Deus.

§ 2o O Pastor Titular da Igreja somente perderá esta qualidade, por conduta comprovadamente desonrosa, por desvio da Palavra de Deus, discordância dos Princípios de Fé e do Regimento Interno ou por renuncia, sendo que estas decisões, salvo renuncia, serão tomadas em Assembléia Extraordinária para tal fim, cabendo ao interessado todos os direitos de defesa.

§ 3o Os demais componentes da Mesa Diretora terão mandatos de um (1) ano, podendo ser indicados, compreendidos entre janeiro e dezembro.

§ 4o – O Pastor Titular, quando houver necessidade, poderá promover a retirada, acréscimo, substituição de qualquer membro da Mesa Diretora, conforme convier ao bem servir da sociedade ora em fundação, na forma deste Estatuto.

§ 5o – O Pastor Titular poderá vetar emendas e reformas neste estatuto.


Art. 6o - A Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate terá como Pastor Titular Severino Medeiros da Conceição, casado, portador da identidade nº 5232312 – SSP – PE e CPF nº 022.295.094-38, como pastor responsável pelo pastoreio e orientação do governo da sociedade ora em fundação, ou outras igrejas que venham a ser criadas através da igreja sede.

Art. 7º - A primeira Mesa Diretora será escolhida e empossada pelo Pastor Titular da Igreja Local, havendo necessidade de que todos os membros indicados tenham domicilio na mesma cidade da sociedade ora em fundação e sejam membros da Célula de Edificação do Pastor Titular, assim como, obedeçam e respeitem a Palavra de Deus, os Princípios de Fé da Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate, o Regimento Interno e este Estatuto.

§ 1º - A Mesa Diretora, quando julgar conveniente, poderá consultar os líderes das Redes Ministeriais sobre questões administrativas, ou incluí-los pelo tempo que julgar necessário, na administração civil;

§ 2º - A administração civil só poderá reunir-se e deliberar estando presente à maioria dos seus membros;

§ 3º - Será ilegal qualquer reunião da Mesa Diretora, sem convocação pública ou individual de todos os membros, com tempo bastante para o comparecimento;

§ 4º - A Mesa Diretora indicará, se necessária, anualmente um vice-presidente, um ou mais secretários, e um diretor financeiro.


Art. 8º - A presidência da Mesa Diretora compete ao Pastor Titular; e na sua ausência ao Vice-Presidente que por sua vez na sua ausência, assumirá o 1o Secretário, os quais exercerão a presidência alternadamente, salvo outro entendimento.
Parágrafo único – O presidente ou o seu substituto em exercício representará a Igreja ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente.



Capítulo 3 – DO SISTEMA DE GOVERNO

Art. 9º - Quanto ao sistema de governo, adotamos sistema definido, sendo:

1)         Episcopal na medida em que confere autoridade ao Pastor Titular para atuar nas prerrogativas privativas do Art. 5º e parágrafos 1º  e  4º, Arts. 6º, 7º e 8º.


Capítulo 4 - DA ASSEMBLÉIA

Art. 10º - A assembléia geral constará de todos os membros da Igreja em plena comunhão, e se reunirá ordinariamente ao menos uma vez por ano e extraordinariamente quando convocada pelo Pastor Titular.

§ 1º - A assembléia se reunirá ordinariamente para:

a)         ouvir, para informação, o relatório do movimento da igreja, do ano anterior, e tomar conhecimento do orçamento para o ano em curso;

b)         pronunciar-se sobre questões orçamentárias e administrativas, quando isto lhe for solicitado pela Mesa Diretora;

c)         indicar, anualmente, um secretário de atas.


§ 2º - A assembléia se reunirá extraordinariamente para:

b)         reforma deste Estatuto, aprovação ou reforma do Regimento Interno;

c)         adquirir. Permutar, alienar, gravar de ônus real, dar em pagamento imóvel de sua propriedade e aceitar doações ou legados onerosos ou não, mediante parecer prévio da Mesa Diretora;

d)         conferir a dignidade de pastor emérito.


§ 3º - Para tratar dos assuntos a que se referem às alíneas “b” do parágrafo 1º, “c”, e “d” do parágrafo 2º a assembléia deverá constituir-se de membros civilmente capazes.


Art. 11º - A reunião ordinária da assembléia se fará sempre em primeira convocação, seja qual for o número de membros presentes.


Art. 12º - A reunião extraordinária da assembléia deverá ser convocada com antecedência de pelo menos 8 dias e só poderá funcionar com a presença mínima de membros em número correspondente a um terço dos residentes na sede.
Parágrafo único – Em Segunda convocação a reunião extraordinária da assembléia se reunirá, com qualquer número de presentes, oito dias depois, no mínimo.

Art. 13º A presidência da assembléia da igreja cabe ao Pastor Titular e na sua ausência ou impedimento deste, ao vice-presidente da Mesa Diretora.



Capítulo 5 – DOS BENS E DOS RENDIMENTOS E SUA APLICAÇÃO

Art. 14º - São bens da igreja ofertas, dízimos, doações, legados, bens imóveis ou móveis, títulos, apólices, juros e quaisquer outras rendas permitidas por lei.
Parágrafo único – Os rendimentos serão aplicados na manutenção dos serviços religiosos e no que for necessário ao cumprimento dos fins da igreja.


Art. 15º - Os membros da igreja respondem com os bens desta e não individual e subsidiariamente, pelas obrigações por ela contraídas.


Art. 16º - O tesoureiro da igreja responde com seus bens, havidos e por haver, pelas importâncias sob sua responsabilidade.

§ 1º - O tesoureiro depositará em agencia bancária de escolha da Mesa Diretora as importâncias sob sua guarda desde que seja superior a um salário mínimo vigente.

§ 2º - As contas bancárias serão movimentadas com a assinatura do presidente e do tesoureiro.


Capítulo 6 – DA COMISSÃO DE EXAME DE CONTAS

Art. 17º - A Mesa Diretora nomeará, anualmente, uma comissão de exame de contas da tesouraria, composta de três pessoas.

§ 1º - A escolha poderá recair sobre quaisquer membros da igreja;

§ 2º - O tesoureiro fornecerá a essa comissão, de três em três meses e ainda no fim de cada exercício, um balancete da tesouraria acompanhado de todos os livros e comprovantes, inclusive contas bancárias.

§ 3º - A comissão de exame de contas, por sua vez, prestará relatório a Mesa Diretora de três em três meses e ainda um relatório geral do exercício findo, relatórios esses que devem vir acompanhados dos balancetes da tesouraria.



Capítulo 7 – DO PATRIMONIO EM CASO DE CISMA OU DISSOLUÇÃO

Art. 18º - A igreja poderá extinguir-se na forma da legislação em vigor, por aprovação através do voto da maioria dos seus membros ativos e da Mesa Diretora reunidos em Assembléia Geral Extraordinária convocada para este fim.

§ 1º - No caso de dissolução da igreja, liquidada o passivo, os bens remanescentes serão transferidos para uma outra congênere com finalidades e princípios semelhantes determinados em Assembléia Geral Extraordinária.

§ 2º - No caso de cisma ou cisão, os bens da igreja passarão a pertencer à parte fiel aos Princípios de Fé da Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate e sendo total o cisma, reverterão os bens a uma outra congênere com finalidades e princípios semelhantes.



Capítulo 8 – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 19º - A Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate terá um Regimento Interno,
o qual respeitará o espírito e letra deste Estatuto.

Art. 20º - Estes Estatutos são reformáveis mediante proposta estudada pela Mesa Diretora, aprovada em primeiro turno por uma assembléia geral convocada especialmente para o fim, e homologada pela mesma após a aprovação.

Art. 21º - São nulas de pleno direito quaisquer disposições que, no todo ou em parte, implícita ou expressamente, contrariem ou ferem o Regimento Interno da Igreja Apostólica Comunidade Cristã Ministério O Resgate.