segunda-feira, 29 de junho de 2009

A DECISÃO CERTA EM MEIO À CRISE


A Decisão Certa em Meio à Crise

Rt 1:1E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos”.

Nos dias em que os juízes julgavam a terra, esses juízes tinham certa autoridade em sua região em que estavam mais próximos. Mas de modo geral a terra não tinha um governante que assumisse a responsabilidade, não havia um líder. E quando não há um líder acontece o que nos diz o último versículo do livro de Juízes.

Jz 21:25Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”.

A falta de autoridade é um problema, porque dá a cada um o direito de pensar e tomar suas decisões. É justamente por isso que Deus sempre quis governar o teu povo. Deus sempre quis que seu povo ouvisse somente a sua voz. Porque se fizessem isso teriam os melhores empregos, a terra daria seus frutos, e comeriam o melhor da terra. Conforme lemos em: Is 1:19Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”.

Mas o caso é que aquele povo contemporâneo aos juízes, pela distância, ou até mesmo pela falta de ensinamento deles, acabaram tomando as suas próprias decisões. E notamos que a primeira decisão errada que vemos é de causa trabalhista.
Um homem chamado Elimeleque, que tinha a sua família constituída, morava em Belém de Judá. O nome Elimeleque significa, no hebraico, “Meu Deus é Rei”. Embora Elimeleque soubesse que Deus era o Rei da vida dele, no momento em que em Belém chega a fome na terra ele toma uma decisão.

Rt 1:1-2E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali”.

É curioso notar que o nome Belém no Hebraico quer dizer, “Casa do Pão”, ou “Casa do Alimento”. Veja, na Casa do Pão faltou o pão. Na Casa do Alimento faltou alimento. Era sem dúvida um momento de crise para eles. Crise tão terrível que não adiantava ter dinheiro, porque se veio a fome na terra, do que adianta ter dinheiro se não há alimento para se comprar?

Elimeleque vai fazer o que um pai de família pensa em fazer no momento de crise, vai se mudar em busca de novas oportunidades para poder dar o melhor para sua família. Mas o final do versículo dois diz: “FICARAM ALI”.

Elimeleque quando tomou a decisão de abandonar a Casa do Pão não tinha a intenção de se ausentar pra sempre, mas o caso é que ele ficou ali.

Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis, a tal da crise internacional nos assusta, abala só de pensar em perdemos nossos empregos, nossos clientes. Mas tome a decisão correta, ainda que essa crise seja muito forte, não abandone a Casa do Pão, não abandone a obra do Senhor, não abandone a casa de Deus!

Na hora da crise a pessoa tem que tomar cuidado com as decisões que ela toma. Elimeleque colocou toda a sua família fora da Casa do Pão. Quando a crise chega, o primeiro pensamento da pessoa é, “não dou mais o dízimo”, ou “não vou mais para igreja porque não adianta nada”. Elimeleque também pensou assim. Mas o final pra família dele foi bastante trágico. Veja:

Rt 1 3-5E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido”.

Elimeleque tomou a decisão errada em meio à crise, porque não tinha alguém que dissesse a ele que ficasse em Belém, mas eu estou aqui neste dia como enviado de DEUS para te dizer: permaneça na casa de Deus, seja fiel na crise, por que Deus é fiel. Ele é a sua Rocha, a sua Fortaleza, confia no Senhor e Ele tudo fará!

Claro, Elimeleque desejava o melhor pra família dele, mas as decisões foram erradas. A crise o assustou, fez ele abandonar a vontade de Deus, a casa de Deus. Aos seus próprios olhos ele estava fazendo a coisa certa, mas não aos olhos de Deus.

Pv 14:12Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.

O mais correto na hora da crise não é deixar de ser dizimista, ofertante, fiel com Deus. O correto é permanecer firme com Deus. Por quê?

Rt 1:6Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão”.

Que pena que Elimeleque já estava morto, seus filhos também, por que se tivessem permanecido na Casa do Pão, teriam recebido a provisão do Senhor.

A melhor coisa em tempos de crise é permanecer com o Senhor. Porque Deus vai te visitar aqui na casa dEle.


comunidadeoresgate@gmail.com http://www.comunidadeoresgate.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Paz,profeta.Não importa a situação pela qual a pessoa venha passar, ela não pode de maneira alguma abandonar a Deus,pois,Ele é a nossa força em momentos de adversidade.
    e muito menos abandonar o convívio com os irmãos na fé,até porque,os mesmos tem obrigação de socorrer o mais necessitado,do contrário,prestarão contas a Deus.
    E a contribuição para a obra do SENHOR,representada através da igreja a qual a pessoa é membro ou congrega,não pode nunca parar,pois,é este dinheiro que possibilita que pessoas conheçam a palavra de Deus,que se deleitem com uma noite de louvor,e que começem a ter um hábito de ir aquele local para prestar uma adoração e receber uma palavra abençoadora.
    Portanto é dever do cristão ser um mantenedor da obra de Deus aqui na terra enquanto viver.

    ResponderExcluir
  2. Texto copiado do meu blog pessoal, brunodomingues.org . Poderia ao menos citar a fonte né irmãos? Paz!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.