quarta-feira, 5 de agosto de 2009


Dia 6

A VIDA É UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA

Senhor, lembra-me de quão breve é o meu tempo na terra. Lembra-me que os meus dias estão numerados e que a minha vida está indo embora. Salmos 39.4; nlt

Estou aqui na terra só por um pouco de tempo.
Salmos 119.19; Today’s English Version

A vida na terra é uma atribuição temporária.
A Bíblia é cheia de metáforas que ensinam a respeito da natureza breve e transitória da vida na terra. A vida é descrita como uma neblina, um corredor rápido, um sopro e um fio de fumaça. A Bíblia diz:... nossos dias sobre a terra são tão transitórios como uma sombra.1

Para usar sua vida da melhor forma possível, você não deve nun­ca esquecer duas verdades. Primeira: em comparação com a eterni­dade, a vida é extremamente breve.
Segunda: a terra é apenas uma residência temporária. Você não ficará aqui por muito tempo, então não fique muito apegado. Peça a Deus que o ajude a ver a vida na terra como ele a vê. Davi orou: Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil.2

A Bíblia compara por várias vezes a vida na terra a uma habita­ção temporária em um país estrangeiro. Aqui não é seu lar perma­nente nem seu destino final. Você só está de passagem, apenas visitando. A Bíblia usa termos como forasteiro, peregrino, estrangei­ro, estranho, visitante e viajante para descrever nossa breve estadia na terra. Davi disse: Viverei poucos anos aqui na terra. Pedro ex­plicou: Se vocês chamam a Deus de Pai, levem a vida como residen­tes temporários na terra.

Muitas pessoas se mudaram de outras partes do mundo para trabalhar na Califórnia, mas elas ainda são cidadãs de seu país de origem. É obrigatório que elas carreguem um cartão de registro de visitantes (chamado green card), o qual lhes permite tra­balhar aqui, embora não sejam cidadãos americanos. Os cristãos deveriam carregar green cards espirituais, para nos lembrarmos de que a nossa cidadania é no céu. Deus diz que seus filhos devem pensar a respeito da vida de modo diferente dos que não são cren­tes. Tudo o que eles pensam é sobre esta vida aqui na terra.

Os verda­deiros crentes compreendem que há muito mais para viver do que os poucos anos que passamos neste planeta. A nossa identidade está na eternidade, e a nossa pátria é o céu. Quando você captar essa verda­de, parará de se preocupar em “ter de tudo” sobre a terra. Deus é bastante categórico sobre o perigo de viver pelo aqui-e-agora, adotan­do valores, prioridades e estilos de vida do mundo ao redor. Quando flertamos com as tentações deste mundo, Deus chama isso de adulté­rio espiritual. A Bíblia diz: Vocês estão traindo a Deus. Se tudo o que vocês que­rem é viver do seu próprio jeito, fler­tando com o mundo sempre que possível, vocês vão acabar tornando-se inimigos de Deus e do jeito dele.

Imagine que você tenha sido convi­dado por seu país para atuar como em­baixador em uma nação inimiga. Você provavelmente teria de aprender outra língua e adaptar-se a alguns costumes e diferenças culturais, a fim de ser cortês e cumprir sua missão. Na função de embaixador, você não teria como se isolar do inimigo. Visando a cumprir sua missão, você teria de ter contato e se relacionar com o inimigo.
Mas suponhamos que você se sentisse tão à vontade nesse país que se apaixonasse por ele, preferindo-o à sua terra natal. Seu com­prometimento e lealdade seriam alterados. Sua atuação como embai­xador ficaria comprometida. Em vez de representar sua terra natal, você começaria a agir como o inimigo. Você seria um traidor.
A Bíblia diz: Somos embaixadores de Cristo. Lamentavelmente, muitos cristãos têm traído seu Rei e seu Reino. Eles têm estupidamente chegado à conclusão de que, por viverem na terra, aqui é o seu lar. Aqui não é o seu lar. A Bíblia é clara: Amigos, este mundo não é o seu lar, então não fiquem à vontade. Não satisfaçam o ego em prejuízo da alma.

Deus não quer que fiquemos apegados ao que está a nossa volta, porque é uma situação temporária. Já fomos avi­sados de que os que têm um contato freqüente com as coisas deste mundo devem usá-las corretamente sem criar apego; pois este mun­do e tudo o que está nele passarão.

Em comparação com outros séculos, a vida nunca foi tão fácil para grande parte do mundo ocidental. Somos freqüentemente entretidos, divertidos e servidos. Com todas as fascinantes atrações, mídia cativante e agradáveis experiências disponíveis hoje em dia, é fácil esquecer que a vida não consiste em perseguir a felicidade. É somente ao lembrarmos que a vida é um teste, uma incumbência de confiança e uma atribuição temporária que o encanto dessas coisas perderão o domínio sobre nossa vida. Estamos nos preparando para algo ainda melhor. As coisas que vemos agora estão aqui hoje e amanhã se foram. Mas as coisas que não podemos ver agora vão durar para sempre.

O fato de a terra não ser nosso lar definitivo explica por que, como seguidores de Jesus, experimentamos dificuldades, aflições e rejei­ções neste mundo. Isso também explica por que algumas promes­sas de Deus parecem não ter sido cumpridas, algumas orações parecem não-respondidas e algumas situações parecem injustas. Esse não é o final da história.
Para impedir que fiquemos muito apegados à terra, Deus nos permite sentir uma substancial quantidade de descontentamentos e desgostos na vida — anseios que jamais serão satisfeitos deste lado da eternidade. Não somos completamente felizes porque não era para sermos! A terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor.
Um peixe nunca seria feliz vivendo em terra, porque foi feito para viver na água. Uma águia jamais poderia ficar contente se não lhe fosse permitido voar. Você nunca se sentirá plenamente sa­tisfeito na terra, porque foi feito para algo mais. Você terá momen­tos felizes por aqui, mas nada comparado ao que Deus tem pla­nejado para você.
Perceber que a vida na terra é apenas uma atribuição temporária alteraria completamente os seus valores. Valores eternos, e não tem­porários, se tornariam fatores determinantes em suas decisões. Como C. S. Lewis comentou: “Tudo o que não é eterno é eternamente inú­til”. A Bíblia diz: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

É um erro fatal presumir que a meta de Deus para sua vida é a prosperidade material ou o sucesso popular, como determina o mun­do. A vida em abundância não tem relação com abundância materi­al, e a fidelidade a Deus não garante sucesso na carreira ou mesmo no ministério. Jamais concentre seus esfor­ços em coroas temporárias.

Paulo foi fiel, e mesmo assim acabou em uma prisão. João Batista foi fiel, mas foi decapitado. Milhões de fiéis foram martirizados, perderam tudo o que tinham e chegaram ao fim da vida sem nada nas mãos. Mas o fim da vida não é o fim de tudo! Aos olhos de Deus, os maiores heróis da fé não são os que alcan­çaram prosperidade, sucesso e poder nesta vida, mas os que trata­ram esta vida como uma atribuição temporária e serviram fielmente, aguardando a recompensa que lhes foi prometida na eternidade. Eis o que a Bíblia diz sobre a Galeria dos Heróis da Fé, honrados por Deus: Todos esses morreram pela fé. Não receberam as coisas que Deus prometera a seu povo, mas as enxergaram no futuro e ficaram alegres. Eles diziam que eram visitantes e estrangeiros na terra [...] estavam esperando uma pátria melhor — uma pátria celestial. Por­tanto, Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles, porque preparou uma cidade para eles.

O seu tempo sobre a terra não é toda a história de sua vida. Você tem de esperar chegar no céu para conhecer o resto dos capítulos. É preciso ter fé para viver na terra como estrangeiro.
É bem conhecida a antiga história a respeito de um missionário aposentado que vinha para a América do Norte no mesmo navio do presidente dos Estados Unidos. Multidões ovacionando, uma banda militar, um tapete vermelho, faixas e a imprensa recepcionavam o presidente de volta ao lar, mas o missionário desembarcou do navio sem ser notado. Ressentido e com sentimentos de autocomiseração, começou a queixar-se para Deus.
Então Deus lembrou-o gentilmente: “Mas, meu filho, você ainda não chegou a casa”.
Não terão passado dois segundos de sua entrada no céu sem que você clame: “Por que eu fui dar tanta importância a coisas tão tem­porárias? Onde eu estava com a cabeça? Por que gastei tanto tempo, energia e preocupação no que não iria durar?”.
Quando a vida fica difícil e você é subjugado pelas dúvidas, ou quando fica imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou a casa. Na morte, você não vai abandonar sua casa — você vai para casa.

Sexto Dia
Pensando sobre meu propósito

Um tema para reflexão: O mundo não é o meu lar.

Um versículo para memorizar: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2Coríntios 4.18; nvi).

Uma pergunta para meditar: Como o fato de a vida ser uma atribuição temporária deve mudar a forma de eu viver neste exato momento?

Poste seu comentário!!!

Um comentário:

  1. PAZ,PROFETA.TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJAM DADAS A DEUS E A SEU FILHO,JESUS CRISTO,QUE ATRAVÉS DO SEU SANGUE VERTIDO NA CRUZ NOS TORNOU INCULPÁVEIS PERANTE O PAI E NOS DEU VITÓRIA SOBRE A MORTE.
    REALMENTE SE COLOCARMOS VERDADEIRAMENTE DENTRO DE NÓS ESTE FATO QUE A TERRA É NOSSA HABITAÇÃO TEMPORÁRIA E QUE A CADA DIA ESTAMOS MAIS PRÓXIMO DA NOSSA PARTIDA DESTA HABITAÇÃO TEMPORÁRIA,COM CERTEZA NÓS SERÍAMOS PESSOAS MAIS TRANQUILAS,FELIZES,TOLERANTES,PACIENTES,COMPREENSIVAS,BONDOSAS,PERDOADORAS,LIBERAIS FINANCEIRAMENTE,ETC.
    PORÉM,INFELIZMENTE O QUE ACONTECE É QUE POR MUITAS VEZES NÓS QUE SOMOS FILHOS DE DEUS,SABEDORES QUE NOSSA CASA É A CANÃA CELESTIAL,VIVEMOS SEMELHANTE AO ÍMPIO,QUE TEM ESTA TERRA COMO SUA ÚNICA MORADA EM SEU CORAÇÃO,CHEGANDO AO PONTO DELE AFIRMAR,"TENHO QUE LUXAR AGORA,POIS,DEPOIS QUE MORRE É SÓ TERRA NA CARA".
    E SEMELHANTE A ELES,MUITAS VEZES VALORIZAMOS MAIS O QUE É TEMPORÁRIO(EMPREGO,FAMÍLIA,LAZER,DINHEIRO,AMIGOS E POSIÇÃO SOCIAL)AO INVÉS DO ESPIRITUAL(LEITURA DA PALAVRA,ORAÇÃO,LOUVOR,COMUNHÃO COM A FAMÍLIA DE DEUS,PREGAÇÃO DO EVANGELHO E TESTEMUNHO).
    QUE O NOSSO BOM E SANTO DEUS,EM SUA GRANDE MISERICÓRDIA,NOS AJUDE A ENTENDER DIARIAMENTE QUE AS PREOCUPAÇÕES COM AS COISAS DESTE MUNDO E O O PRAZER PARA COM ELAS,ENTRISTECE A ELE.PORTANTO,QUE FAÇAMOS O QUE ALEGRA AO NOSSO DEUS.QUE É FIXAR OS NOSSOS OLHOS NAQUILO QUE NÃO SE VÊ.AMÉM.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.