sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tornando-se Cristão de Primeira Classe


Dia 38

Tornando-se um cristão de primeira classe

Jesus disse aos seus seguidores: “Vão pelo mundo todo e contem as boas-novas a todas as pessoas”. Marcos 16.15; ncv

Assim saberemos por onde ele quer que nós andemos. Assim, todas as nações conhecerão a sua salvação!

Salmo 67.2; bv

A Grande Comissão é sua comissão.

Você tem uma escolha a fazer. Ou você é um cristão da melhor qualidade, ou é um cristão mundano.1

Cristãos mundanos buscam principalmente a satisfação pessoal. Eles estão salvos, mas são egoístas. Adoram comparecer a reuniões de louvor e a seminários edificantes, mas você jamais os achará em conferências sobre missões, porque não estão interessados. Suas ora­ções se concentram em suas próprias necessidades, bênçãos e felici­dade. É a fé do “eu primeiro”: “Como Deus pode tornar minha vida mais confortável?”. Eles querem usar a Deus para seus propósitos, em vez de serem usados por Deus para os propósitos dele.

Os cristãos de primeira classe, em contrapartida, sabem que fo­ram salvos para servir e feitos para uma missão. Eles são ávidos por receber uma missão pessoal e se entusiasmam com o privilégio de ser usados por Deus. Os cristãos de primeira classe são as únicas pessoas totalmente vivas neste planeta. Sua alegria, confiança e en­tusiasmo contagiam, porque sabem que são relevantes. Acordam a cada manhã na expectativa de que Deus opere por meio deles de formas novas. Que tipo de cristão você quer ser?

Deus o convida a participar na mais magnífica, ampla, multifor­me e importante causa da história — o seu Reino.

A história é sua história. Ele está formando sua família para a eternidade. Nada é mais importante e nada durará tanto. Por meio do livro de Apocalipse, sabemos que a missão global de Deus será cumprida. Algum dia, a Grande Comissão se tornará a Grande Con­sumação. Nos céus, uma enorme multidão de pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas,2 estará um dia perante Jesus Cristo para adorá-lo. Envolver-se como cristão de primeira classe lhe per­mitirá experimentar um pouco do céu antecipadamente.

Quando Jesus ordenou aos seus seguidores “irem por todo o mun­do e pregarem o evangelho a todas as pessoas”, o pequeno bando de pobres discípulos do Oriente Médio ficou pasmado. Eles deveriam ir a pé ou cavalgar pequenos animais? Era tudo que tinham para o transporte, e não existiam barcos capazes de atravessar um oceano; logo, existiam verdadeiras barreiras físicas que os impediam de ir por todo o mundo.

Hoje, temos aviões, trens, ônibus e automóveis. No final, é um mundo pequeno, que encolhe a cada dia. Você pode voar sobre o oceano em questão de horas e estar em casa no dia seguinte, se for necessário. As oportunidades para que cristãos normais, do nosso dia-a-dia, possam se envolver em missões internacionais de curta duração são praticamente ilimitadas. Cada canto do mundo está ao seu alcance — pergunte à industria do turismo! Não temos descul­pas para não espalharmos o evangelho.

Agora, com a Internet, o mundo está ficando ainda menor. Além dos telefones e aparelhos de fax, qualquer crente com acesso à Internet pode se comunicar pessoalmente com pessoas de praticamente todos os países do mundo. Todo o planeta está na ponta dos seus dedos!

Até mesmo os mais remotos vilarejos têm acesso a e-mail, portan­to, você pode hoje entabular conversas e-vangelísticas com pessoas do outro lado do mundo, sem nem ao menos sair de casa! Nunca na história foi tão fácil cumprir a incum­bência de ir por todo o mundo. Os maiores obstáculos já não são a dis­tância, o custo ou o transporte. O úni­co obstáculo é nossa forma de pen­sar. Para ser cristão de primeira clas­se, você deve se dispor a algumas mudanças mentais. Sua perspectiva e suas atitudes devem mudar.

Como pensar como cristão de primeira classe

Troque o raciocínio egoísta pelo raciocínio altruísta. A Bíblia diz: Irmãos, não pensem como crianças. [...] Sejam adultos no seu modo de pensar.3 Esse é o primeiro passo para se tornar um cristão de primeira classe. As crianças só pensam em si; já as pessoas maduras pensam nas outras pessoas. Deus ordena: Não pensem somente em seus pró­prios interesses, mas estejam interessados nos outros também.4

É claro que essa é uma mudança de mentalidade difícil de ser realizada, pois somos naturalmente voltados para nós mesmos, e quase todas as propagandas nos incentivam a pensar em nós mes­mos. A única forma de alterar esse padrão é sermos dependentes de Deus a cada momento. Felizmente, ele não nos abandona para lutar sós. Deus nos deu o seu Espírito. É por isso que não pen­samos da mesma forma que as pessoas deste mundo.5

Comece pedindo ao Espírito Santo que o ajude a pensar nas necessidades espirituais daqueles que não crêem toda vez que for falar com eles. Com a prática, você poderá desenvolver o hábito de orar silenciosa­mente, nada além de um murmúrio, por aqueles com quem se encontrar. Diga: “Pai, ajuda-me a compreender o que está impedindo essa pessoa de conhecer você”.

Seu objetivo é verificar onde os outros se encontram em sua jor­nada espiritual, fazendo então todo o possível para levá-los a co­nhecer a Cristo. Você pode aprender a fazer isso, adotando a menta­lidade de Paulo, que disse: Não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.6

Deixe de raciocinar de forma restrita e raciocine de forma glo­bal. Deus é um Deus global. Ele sempre se preocupou com o mundo inteiro. Deus tanto amou o mundo...7 Desde o início, ele quis mem­bros para sua família de todas as nações que criou. A Bíblia diz: De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo.8

Grande parte do mundo já pensa de forma global. Os maiores conglomerados de comunicação e negócios são multinacionais. Nos­sa vida e a vida de pessoas em outras nações se tornam cada vez mais entrelaçadas, à medida que compartilhamos moda, entreteni­mento, música, esportes. É provável que a maioria das roupas que você está vestindo e grande parte do que você come hoje em dia tenham sido produzidos em outro país. Nós estamos mais unidos do que percebemos.

Estamos vivendo dias emocionantes. Atualmente, existem mais cristãos sobre a terra do que em qualquer outra época. Paulo estava certo: A mesma boa-nova que chegou até vocês está saindo pelo mundo todo. Ela está transformando vidas em todas as partes, tal como transformou a de vocês....9

A melhor forma de começar a pensar de maneira global é começar a orar por países específicos. Cristãos de primeira classe oram pelo mundo. Consiga um Atlas ou um mapa e ore pelos países por nome. A Bíblia diz: Se você me pedir, eu darei a você as nações; todos os povos da terra serão seus.10

A oração é a ferramenta mais importante na sua missão no mun­do. As pessoas podem recusar nosso amor ou rejeitar nossa mensa­gem, mas não têm defesas contra nos­sas orações. Como um míssil intercon­tinental, você pode apontar uma ora­ção para o coração de uma pessoa, esteja você a um metro ou a 16 mil quilômetros de distância.

Qual deveria ser o alvo das suas ora­ções? A Bíblia diz que devemos orar por oportunidades para testemu­nhar,11 por coragem para falar,12 por aqueles que irão crer,13 para que a mensagem se espalhe rapidamente14 e por mais obreiros.15 As orações o tornam parceiro de muitas outras pessoas ao redor do mundo.

Você também deve orar pelos missionários e por todas as outras pessoas envolvidas na colheita ao redor do mundo. Paulo disse a seus companheiros de oração: Vocês nos ajudam com suas orações.16 Se você tem interesse em sugestões para orar de forma inteligente, pelo mundo e pelos obreiros cristãos.

Outra forma de desenvolver um raciocínio global é ler ou ver o noticiário com “olhos de quem assumiu a Grande Comissão”. Sempre que houver mudanças ou conflitos, esteja certo de que Deus irá usar tais situações para trazer pessoas a si. As pessoas são mais recepti­vas a Deus quando estão sob tensão ou em transição. Pelo fato de estar aumentando a quantidade de mudanças em nosso mundo, mais pessoas estão abertas como nunca a ouvir as boas-novas.

A melhor forma de passar a pensar de maneira global é tão-so­mente se levantar e partir para algum projeto missionário de curto prazo, em outro país! Simplesmente não há como substituir a parti­cipação ativa, na vida real, em outra cultura. Pare de estudar e dis­cutir sua missão, e realize-a! Eu o desafio a ir até o fim. Em Atos 1.8, Jesus nos deu um padrão para nosso envolvimento: [Vocês] serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.17 Seus seguidores teriam de alcançar sua comuni­dade (Jerusalém), seu país (Judéia), outras culturas (Samaria) e outras nações (até os confins da terra). Repare que nossa comissão é simultâ­nea, e não consecutiva. Embora nem todos tenham o dom de missões, todo cristão é chamado a participar de uma missão, junto a todos os quatro grupos, de alguma forma. Você é um cristão nos moldes de Atos 1.8?

Estabeleça o objetivo de participar de um projeto missionário direcionado a cada um desses quatro alvos. Insisto com você para que poupe dinheiro suficiente e faça o que for necessário para parti­cipar de uma viagem missionária de curto prazo ao exterior, o mais rápido possível. Quase todas as organizações missionárias podem ajudá-lo nisso. Isso aumentará seu amor, ampliará sua visão, au­mentará sua fé, aprofundará seu sentimento de compaixão e o en­cherá de um tipo de alegria que você jamais experimentou. Pode ser um divisor de águas na sua vida.

Substitua o pensamento imediatista pelo pensamento com perspectiva eterna. Para aproveitar ao máximo seu tempo na terra, você deve manter uma perspectiva eterna. Isso irá evitar que você dê importância excessiva a questões menores e o ajudará a distinguir entre o que é urgente e o que é eterno. Paulo disse: Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.18

Muitas das coisas em que empenhamos nossas energias já não significarão nada daqui a um ano, quanto mais pela eternidade. Não troque sua vida por coisas temporárias. Mas Jesus lhe disse: Todo aquele que se deixa desviar do tra­balho que eu planejo para ele não está apto para o Reino de Deus.19 E Paulo alertou: [Tratem] das coisas deste mundo como se não estivessem ocupados com elas. Pois este mundo como está agora, não vai durar muito.20

O que você está permitindo que se interponha entre você e sua missão? O que o está impedindo de se tornar um cristão de primeira classe? O que quer que seja, abandone-o. Afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atNegritorase.21

Jesus nos disse: Acumulem para vocês tesouros nos céus.22 Como podemos fazer isso? Em uma de suas declarações mais incompreendi­das, Jesus disse: Por isso, eu lhes digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.23 Jesus não quis dizer que você deve “comprar” amigos com dinheiro, mas que você deve usar o dinheiro que Deus lhe deu para levar pessoas a Cristo. Eles então serão seus amigos por toda a eternidade, os quais o recepcionarão quando chegar ao céu! Esse é o melhor investimento financeiro que você pode fazer.

Você provavelmente já ouviu a expressão “Você não pode levar isso consigo” — mas a Bíblia diz que você pode enviá-lo adiante de si, ao investir em pessoas que estão indo para lá! A Bíblia diz: Fazendo isso, eles estarão acumulando um tesouro real para si mesmos no céu — este é o único investimento seguro para a eternidade! E estarão levando uma vida cristã frutífera aqui na terra também.24

Pare de pensar em desculpas e comece a pensar em formas criativas de cumprir seu compromis­so. Se você estiver decidido, há sempre uma forma de fazê-lo, e existem orga­nismos que irão auxiliá-lo. Eis algumas desculpas mais comuns:

• “Além do português, só sei falar in­glês”. Isso é, na verdade, uma vanta­gem em muitos países, onde milhões de pessoas querem apren­der a falar a língua inglesa e estão ávidas para praticá-lo.

“Não tenho nada a oferecer”. Sim, você tem. Cada habilida­de e experiência na sua formação pode ser utilizada de alguma forma.

“Estou muito velho (ou muito jovem)”. A maioria das organiza­ções missionárias têm projetos de curto prazo adequados a cada faixa etária.

Da mesma forma que Deus rejeitou as desculpas de Sara, quando ela disse estar muito velha para ser usada, ele também rejeitou as de Jeremias, quando este disse ser muito jovem. Não diga isso, respon­deu o Senhor, pois você tem de ir aonde quer que eu o enviar e dizer o que quer que eu diga a você. Não tenha medo do povo, pois eu estarei com você e cuidarei de você.25

Pode ser que você acreditasse ser necessário um “chamado” espe­cial de Deus e estivesse esperando alguma sensação ou experiência sobrenatural. Mas Deus já anunciou seu chamado repetidamente. Somos todos chamados para cumprir os cinco propósitos de Deus para nossa vida: adorar, ter comunhão, crescer semelhantes a Cristo, servir e sair em missão, com Deus, pelo mundo. Deus não quer usar apenas algumas pessoas; ele quer usar todas as pessoas. Somos to­dos chamados para participar de uma missão para Deus. Ele quer que toda a igreja leve todo o seu evangelho a todo o mundo.26

Muitos cristãos deixaram passar os planos de Deus para sua vida porque nem ao menos perguntaram a Deus se ele os queria servindo como missionários em algum lugar. Seja por medo, seja por ignorân­cia, eles automaticamente fecharam a mente à possibilidade de servir como missionários residentes em um ambiente de culturas diversifi­cadas. Se sua tendência é dizer não, deve checar todas as diferentes formas e possibilidades atualmente disponíveis (você irá se surpreen­der) e orar e perguntar seriamente a Deus o que ele desejará de você nos anos que se seguem. Incontáveis milhares de missionários resi­dentes são desesperadamente necessários nesse ponto crítico da his­tória, quando tantas portas estão se abrindo, como nunca aconteceu.

Se você quer ser semelhante a Jesus, deve ter misericórdia do mundo inteiro. Você não pode se dar por satisfeito apenas com sua família e amigos vindo a Cristo. Existem mais de seis bilhões de pessoas na terra, e Jesus quer achar todos os seus filhos que estão perdidos. Jesus disse: Se você insistir em salvar a sua própria vida, você a perderá. Somente aqueles que põem de lado a sua vida por minha causa e por causa da Boa Nova é que saberão realmente o que significa viver.27 A Grande Comissão é sua comissão, e fazer sua par­te é o segredo para ter uma vida de grande valor.

Trigésimo Oitavo Dia

Pensando sobre meu propósito

Um tema para reflexão: A Grande Comissão é minha comissão.

Um versículo para memorizar: Assim saberemos por onde ele quer que nós andemos. Assim, todas as nações conhecerão a sua salvação! (Salmos 67.2; bv).

Uma pergunta para meditar: Que providências posso tomar a fim de me preparar para experimentar uma mis­são de curta duração no ano que vem?

Um comentário:

  1. PAZ,PROFETA.DEVO URGENTEMENTE PROCURAR OBEDECER CADA VEZ MAIS A PALAVRA DE DEUS,DEIXAR DE SER EGOÍSTA,ORGULHOSO,INVEJOSO,DE TER MAUS PENSAMENTOS,RANCOROSO,MENTIROSO,FALSO,DESONESTO.PARA AÍ SIM,ME SENTIR INTERIOMENTE CAPACITADO PARA REALIZAR A MISSÃO DE CABEÇA ERGUIDA,SEM RABO DE PALHA,CASO CONTRÁRIO,SEREI UM HIPÓCRITA E PODEREI EM VEZ DE AJUDAR,SERVIR DE PEDRA DE TROPEÇO.ENQUANTO EU NÃO CHEGAR A ESSE NÍVEL,ENQUANTO NÃO PERCEBER QUE ESTOU SEMELHANTE A JESUS CRISTO,NO TOCANTE AO CARÁTER,PREFIRO SER O QUE SOU,UM SIMPLES CONGREGADO,QUE CRÊ EM JESUS CRISTO COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR,QUE CLAMA,LOUVA,ADORA E CONFIA EM UM ÚNICO DEUS,CONSCIENTE DAS MINHAS FALHAS QUE ENTRISTECEM O MEU CORAÇÃO E O CORAÇÃO DE DEUS,NECESSITANDO DIARIAMENTE DA MISERICÓRDIA DIVINA,NÃO SÓ PARA PERMANECER VIVO,PORÉM, ACIMA DE TUDO,PARA UM DIA VER JESUS COMO ELE É,E HABITAR NA CIDADE CELESTIAL.RESUMINDO,AINDA NÃO CUMPRI OS PRIMEIROS QUATRO PROPÓSITOS,PORTANTO,NÃO ESTOU HABILITADO PARA CUMPRIR ESTE ÚLTIMO.SOU MAIS UM CRISTÃO MUNDANO,QUE NECESSITA DA MISERICÓRDIA E DO AMOR DE DEUS PARA NÃO DESFALECER.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.