sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rebeldia


Exemplos de rebeldia no Antigo Testamento

1. A QUEDA DE ADÃO E EVA

E lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não come­rás; porque no dia em que dela comeres, cer­tamente morrerás (Gn. 2:16-17).

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: Ê assim que Deus dis­se: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis, conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar enten­dimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu (Gn. 3:1-6).

Porque, como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores (Rm. 5:19).

A queda do homem devido à desobediência

Vamos recapitular a história de Adão e Eva conforme registrada em Génesis, capítulos 2 e 3. Depois que Deus criou Adão, encarregou-o de algumas coisas; entre estas estava a ordem de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O ponto crucial dessa recomenda­ção foi mais do que a proibição de comer certo fruto; antes, significava que Deus estava colocan­do Adão sob autoridade para que aprendesse a obedecer. De um lado, Deus colocou todas as coi­sas criadas na terra sob a autoridade de Adão pa­ra que ele as dominasse; mas, por outro lado, Deus colocou o próprio Adão debaixo de sua autoridade para que ele pudesse obedecer à au­toridade. Só aquele que está debaixo de auto­ridade pode constituir uma autoridade.

De acordo com a ordem da criação divina, Deus criou Adão antes de criar Eva. Colocou Adão em posição de autoridade e Eva sob a autoridade de Adão. Estabeleceu os dois: um como autorida­de e o outro em submissão. Tanto na velha como na nova criação, esta ordem de prioridades cons­titui a base da autoridade. Todo aquele que for criado primeiro é a autoridade. Portanto, onde quer que vamos, nosso primeiro pensamen­to deve ser o de descobrir quem são aqueles aos quais Deus quer que nos sujeitemos. Podemos en­contrar a autoridade em qualquer lugar e apren­der a obedecer à autoridade a qualquer hora.

A queda do homem deve-se à desobediência à autoridade de Deus. Em lugar de obedecer a Adão, Eva tomou sua própria decisão ao verificar se o fruto era bom e agradável à vista. Ela descobriu a cabeça. Ao comer o fruto não o fez em sujeição, mas de sua própria vontade. Além de transgre­dir a ordem de Deus também desobedeceu a Adão. Rebelar-se contra a autoridade represen­tativa de Deus é o mesmo que rebelar-se contra Deus. Ao dar ouvidos à Eva e comer do fruto proibido, Adão pecou contra a vontade direta de Deus; portanto ele também desobedeceu à autoridade de Deus. Isto também foi rebeldia.

Pr.Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.