quarta-feira, 7 de abril de 2010

Palavra do Pastor


HABILIDADES

HABILIDADES: SUA FONTE
DE QUE FORMA NOSSAS HABILIDADES INDICAM O CUIDADO DE DEUS POR NÓS?

LEITURA BíBLICA: Êxodo 28: 1-14

VERSíCULO CHAVE: Falarás também a todos os homens hábeis, a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo; para que me ministre o ofício sacerdotal. (Êxodo 28: 3)

DEUS DEU A TODOS HABILIDADES ESPECIAIS

Alfaiates usaram suas habilidades especiais para ajudar no trabalho do tabernáculo de Deus. Cada um de nós tem habilidades especiais. Deus deseja que as usemos para Sua glória. Pense em seus talentos e habilidades, e de como você poderia usá-los na obra de Deus no mundo. Talentos tem que ser usados e polidos; se não o forem, ficam embaçados. .

HABILIDADES, SUA FINALIDADE: COMO DEUS QUER QUE USEMOS NOSSAS HABILIDADES?

LEITURA BíBLICA: Lucas 12: 35-48

VERSíCULO CHAVE: Aquele, porém, que não soube a vontade do Senhor e fez cousas dignas de reprovação, levará poucos açoites. Mas aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. (Lucas 12:48) .

TENHA UMA ATITUDE CORRETA PARA COM SUAS HABILIDADES.

Jesus nos ensinou como viver até a sua volta. Devemos esperar por ele, olhando diligentemente para obedecer a seus mandamentos. Tais atitudes são de especial importância para lideranças. Líderes atentos e fieis receberão mais oportunidades e responsabilidades. Quanto maiores forem os recursos, talentos e conhecimento, maior será nossa responsabilidade no seu uso eficaz. Não devemos servir com má vontade, mas de bom ânimo, amorosamente, e com alegria.

LEITURA BíBLICA: Êxodo 35: 4-35
VERSíCULO CHAVE: Venham todos os homens hábeis entre vós, e façam tudo que o Senhor ordenou. (Êxodo 35:10)

DESENVOLVA SUAS HABILIDADES

Moisés pediu a várias pessoas, com habilidades distintas, que ajudassem com o tabernáculo. Deus capacitou cada crente com habilidades especiais. É nossa a responsabilidade de desenvolver estas habilidades- mesmo as que não são consideradas "religiosas" - e usá-las para a glória de Deus. Podemos nos tornar capacitados através do estudo, pela observação de outras pessoas, e pela prática. Anote os talentos e habilidades que podem ser usados para ajudar outros na igreja, no trabalho e na comunidade.

DEFININDO AS HABILIDADES RECEBIDAS DE DEUS, E SE VOCÊ PENSA QUE DEUS NÃO LHE DEU NENHUMA HABILIDADE ESPECIAL?

LEITURA BíBLICA: Lucas 19: 11-26

VERSíCULO CHAVE: Pois eu vos declaro: A todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado. (Lucas 19: 26)

TODOS TÊM HABILIDADES ESPECIAIS

Por que o rei foi tão severo com aquele que não ganhou mais dinheiro? Ele o puniu porque: (1) ele não compartilhava do interesse do seu amo no reino, (2) não confiava nas intenções de seu senhor, e (3) sua lealdade era só para si mesmo. Assim como o rei nesta história, Deus lhe deu dons e talentos para uso em benefício de Seu reino. Você anseia pelo crescimento do reino? Confia em Deus para governá-lo com equidade? Preocupa-se com o bem-estar dos outros tanto quanto com o seu próprio? Se a resposta for sim, você está usando fielmente o que lhe foi entregue..

LEITURA BíBLICA: Deuteronômio 32:48 - 33.29

VERSíCULO CHAVE: Esta é a benção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte. (Deuteronômio 33:1)

AS HABILIDADES DE CADA PESSOA PODEM CONTRIBUIR.

Observe a diversidade das bênçãos de Deus para cada tribo. A uma deu a melhor terra, a outra força, a outra, segurança. É comum observamos uma pessoa com dons especiais e pensarmos que Deus deve amar esta pessoa mais que as outras. Lembre-se que Deus busca usar os dons específicos de todo seu povo. Todos os dons e talentos são usados por Deus na realização de seus planos. Não inveje os dons dos outros. Ao contrário, olhe para os dons que Deus lhe deu, e decida executar as tarefas para as quais Ele o qualificou de forma única.

LEITURA BíBLICA: Atos 6: 1-7
VERSíCULO CHAVE: Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço. (Atos 6:3)

AS NECESSIDADES QUE VOCÊ VÊ SÃO OPORTUNIDADES PARA SUAS HABILIDADES


Conforme a igreja primitiva crescia em números, assim cresciam as necessidades. Os apóstolos priorizaram a pregação e encarregaram outros de distribuir comida para os pobres. Cada pessoa tem um papel necessário a desempenhar na vida da igreja (veja 1 Coríntios 12). Muitas vezes as necessidades que chamam sua atenção são aquelas que você pode ajudar a resolver. Se você está numa posição de liderança e se encontra assoberbado com um excesso de responsabilidades, defina suas habilidades (dadas por Deus) e prioridades e encontre pessoas para ajudá-lo. Se você não faz parte da liderança, você tem dons que podem ser usados por Deus em várias áreas do ministério da igreja. Ofereça estes dons para servi-Lo.

Pr.Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.