terça-feira, 13 de abril de 2010

Palavra do Pastor


FAVORITISMO

RAZÕES POR QUE DEUS CONDENA O FAVORITISMO

LEITURA BíBLICA: Malaquias 2:1-17

VERSO CHAVE: Por isso também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei. (Malaquias 2:9)

TER DUPLO PADRÃO É DESTRUIDOR

Malaquias estava zangado com os sacerdotes porque, embora fossem mensageiros de Deus, não conheciam a Sua vontade. E essa falta de conhecimento fazia com que desencaminhassem o povo. Sua ignorância era voluntariosa e inexcusável. Os sacerdotes tinham permitido que pessoas influentes e que gozavam de uma certa posição quebrassem a lei. Eles dependiam dessas pessoas para o suporte material de modo que não as confrontavam quando erravam. Em sua igreja é permitido que certas pessoas façam coisas erradas sem serem criticadas? Não deveria haver padrões duplos baseados em riqueza e posição. Que os nossos padrões sejam aqueles apresentados na Palavra de Deus. Possibilitar a acepção de pessoas é desprezível aos olhos de Deus (Tiago 2:1-9).

LEITURA BíBLICA: Tiago 2:1-13

VERSO CHAVE: Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. (Tiago 2:1)

O FAVORITISMO TRAI CRISTO

Tiago condena atos de favorecimento. Frequentemente tratamos uma pessoa bem vestida, cuja aparência nos impressiona, melhor do que outra mais simples. Fazemos isto porque nos identificamos mais com pessoas bem-sucedidas do que com as que aparentam fracasso. A ironia, como Tiago nos lembra, é que os supostos vencedores podem ter ganho o impressionante estilo às nossas custas. Além disso, o rico acha difícil identificar-se com o Senhor Jesus que veio como um humilde servo. Você se impressiona facilmente com status, riqueza ou fama? Você valoriza as pessoas pelo que têm? Isto é pecado. Deus vê todos de maneira igual; e se favorece alguém, é ao pobre e menos poderoso que o faz. Devemos seguir Seu exemplo.

O FAVORITISMO DESVALORIZA AS PESSOAS

Por que é errado julgar uma pessoa pelo seu status econômico? Riqueza pode indicar inteligência, tomada de decisão sábia e trabalho árduo. Por outro lado, pode significar somente que uma pessoa teve sorte de nascer numa família rica. Ou pode ser mesmo sinal de cobiça, desonestidade e egoísmo. Se honramos alguém só porque se veste bem, estamos dando mais importância à aparência do que ao caráter.

Algumas vezes fazemos isto porque

(1) a pobreza nos traz desconforto; não queremos assumir nossas responsabilidades para com aqueles que têm menos que nós;

(2) queremos ser ricos também e esperamos usar a pessoa rica para atingir aquele fim;

(3) queremos que a pessoa rica faça parte de nossa igreja e ajude a mantê-la financeiramente. Todos esses motivos são egoístas; eles não vêem nem o rico nem o pobre como ser humano necessitados de companheirismo. Se dizemos que Cristo é nosso Senhor, então devemos viver como Ele requer, não fazendo acepção de pessoas e amando todas independente de serem ricas ou pobres.

IGNORÂNCIA DOS VALORES DE DEUS

Com frequência damos mais atenção às pessoas ricas porque assumimos erradamente que as riquezas são um sinal das bênçãos e aprovação de Deus. Mas Deus não nos promete recompensas terrenas ou riquezas; de fato, Cristo nos chama para estarmos prontos para sofrer por ele e renunciar a tudo para alcançar a vida eterna. (Mateus 6:19-21; 19:28-30; Lucas 12:14-34; Romanos 8:15-21; I Timóteo 6:17-19). Teremos na eternidade riquezas não reveladas se formos fiéis na nossa vida presente (Lucas 6:35; João 12:23-25; Gálatas 6:7-10; Tito 3:4-8).


Pr.Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.