quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Veja Os CINCO TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA


Texto: Marcos 2.1-12
1Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: 11Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
Introdução: Neste texto, encontramos cinco tipos de pessoas diferentes que podemos ver na igreja.
I)            OS DOENTES (O paralítico - Mc. 2:3) Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens
1.    Igreja - lugar de cura
2.    Em meu nome vocês vão curar, disse Jesus
3.    Quem são os paralíticos que precisam ser curados? (1 Co. 11.29-30) pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 
II)         AQUELES QUE CARREGAM OS DOENTES. (Os verdadeiros amigos, Mc. 2:3b),
 levado por quatro homens
1.    Os evangelistas anônimos.
2.    Gente que busca os doentes, que transporta os que precisam de Jesus, que ora, que se doa.
3.    Bem aventurado os misericordiosos.
III)       OS QUE CRITICAM, PORQUE NUNCA ESTÃO SATISFEITOS. (Os insensíveis, Mc. 2:6,7) . Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
1.    Estão na igreja, mas não são igreja. (Pedras de tropeço).
2.    Os que mais criticam são os que menos fazem.
3.    Quem nada faz, nada vale.
IV)        OS QUE APENAS ASSISTEM (Mc. 2:2). Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
1.    Os que estão presentes apenas para ver o que vai acontecer. (Os curiosos).
2.    Estão envolvidos e não comprometidos.
3.    Não curam, não transportam o doente e não dizem absolutamente nada, os indiferentes e às vezes ainda atrapalham a passagem dos outros.
V)           AQUELES QUE CURAM (Os agentes da graça).
1.    Em nome de Jesus (Orando)
2.    Através da Palavra (Ministrando)
3.    Através da comunhão (Salmo 133).
1Oh! Como é bom e agradável
viverem unidos os irmãos!
2É como o óleo precioso sobre a cabeça,
o qual desce para a barba,
a barba de Arão,
e desce para a gola de suas vestes.
3É como o orvalho do Hermom,
que desce sobre os montes de Sião.
Ali, ordena o Senhor a sua bênção
e a vida para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.