segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Liderança

Qualidades Comunicação
                                              Adão falhou em manter-se ligado a Eva.
                                                            (Gn 2.15-17; 3.1-6)

Em Gênesis 3, vemos um líder que falhou em uma área que é crucial para todos os líderes: a comunicação. Ao falhar na comunicação efetiva com sua esposa, Adão desempenhou mal seu papel de primeiro líder espiritual da raça humana. Deus disse claramente a Adão que uma certa árvore se encontrava fora dos limites: "De toda árvore do jardim comerás livremente," Deus lhe disse, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16-17). No momento em que Adão recebeu esse mandamento Eva não estava presente; segundo Gênesis 2, ela ainda não havia sido criada. Conseqüentemente, cabia a Adão passar adiante o que Deus tinha dito. Por que Adão não comunicou claramente as instruções de Deus a Eva? Por que a quebra na linha de comunicação: Certamente, Eva não entendeu completamente o que aconteceria se ela comesse da fruta proibida. Considere sua resposta confusa dada à serpente: "Disse Deus: 'Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais'" (Gn 3.31 Eva acrescentou a frase: “Nem tocareis nele” e “para que não morrais.”) Deus nunca disse tal coisa. Portanto, de onde ela conseguiu sua informação deturpada?


Talvez a brincadeira do "telefone sem fio" possa lhe dar uma "dica". “Alguma vez você participou dessa brincadeira” Pessoas sentam-se em círculo. Uma pessoa sussurra uma mensagem no ouvido da pessoa ao seu lado; essa pessoa por sua vez, sussurra as palavras no ouvido da outra pessoa, e assim a mensagem é passada adiante no círculo Quando a última pessoa sussurra a frase no ouvido da pessoa com quem começou a brincadeira, muitas vezes se revela uma enorme distorção da mensagem.

Cinco motivos da falha de comunicação de Adão

A comunicação entre Adão e Eva foi deturpada de maneira semelhante. Sua mensagem se perdeu por cinco motivos básicos:

1.         Ele ignorou alguns detalhes na mensagem que devia comunicar.

2.         Ele permitiu que a voz de Eva o influenciasse mais do que a voz de Deus.

3.         Ele falhou em ser responsável na sua comunicação.

4.         Ele esqueceu o que Deus tinha dito a respeito das conseqüências da desobediência.

5.         Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados da sua comunicação falha.

Aprendamos do erro de Adão. Talvez você seja um bom orador, mas é de se perguntar se você é um bom comunicador? Você presta bem atenção ao que Deus lhe diz? Dá a devida atenção aos detalhes? Quando você lidera, certifica-se que sua audiência capta a mensagem? E você assume a responsabilidade por aquilo que Deus lhe confiou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.