quinta-feira, 11 de março de 2010

Notícias Regionais


A cidade de Alagoinha, em Pernambuco, sofre com pequenos abalos

47 tremores de terra em apenas um dia assustaram os moradores de uma cidade de Pernambuco.

O assunto é um só: o dia em que o agreste tremeu. "A gente ouviu o telhado balançar e quando veio olhar estava rachado", conta um morador.


De acordo com o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 22 horas aconteceram 47 tremores de terra na região. Uma média de um a cada 28 minutos. Foram todos relativamente fracos, mas suficientes para assustar os moradores.

Pode parecer estranho, mas o nordeste já viu isso. Os sensores que monitoram o estado captaram tremores em Belo Jardim, São Caetano e Caruaru nos últimos anos.

De acordo com sismólogos ouvidos pelo
Jornal da Globo, o Brasil não sofre grandes terremotos porque se encontra no meio de uma placa tectônica,
mas a placa possui trincas, o que provoca pequenos movimentos.


Uma das falhas geológicas sensíveis a essas pressões está exatamente na região dos tremores: é o chamado lineamento de Pernambuco. "É um fenômeno da natureza no qual a gente vai tentar passar o máximo de informações para a população, mostrando que não há risco nenhum", afirma o sismólogo, Eduardo Alexandre Menezes.

Ainda na noite desta terça-feira (09) os moradores estão com medo. Não sabem quantos tremores ainda podem acontecer. "A gente não vai conseguir dormir. Vai saber o que vai acontecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.