sábado, 6 de março de 2010

O Nome de Jesus










O NOME DE JESUS: POSSESSÃO DA IGREJA

Toda a autoridade, todo o poder, que estava em Jesus está no Seu Nome! E Ele deu Seu Nome à Igreja. Os crentes primitivos sabiam o que possuíam - e o usavam.

Pedro e João, entrando no Templo cerca das 3 horas da tarde, passaram por um aleijado que pedia esmolas.

ATOS 3.3-6

3 Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

5 E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.

6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas O QUE TENHO, isso te dou. EM NOME DE Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Num capítulo posterior, examinaremos detalhadamente o uso do Nome de Jesus neste incidente, mas o que estou querendo dizer aqui é que Pedro sabia que possuía alguma coisa.


O mundo evangélico, de modo geral, não sabe que possui coisa alguma.

Algumas igrejas nem sequer sabem que têm o novo nascimento. Não compreendem que são novas criaturas. Pensam que tudo quanto possuem é o perdão dos pecados.

Veja bem: enquanto eu acreditar que recebo o perdão dos meus pecados, e nada mais (não a remissão, mas apenas o perdão), então permanecerei na posição em que Satanás me dominará durante toda a minha vida. Mas quando eu souber que nasci de novo, que me tornei um novo homem em Cristo Jesus e que eu fiquei sendo a justiça de Deus em Cristo, então, dominarei o pecado (2 Co 5.17, 21; Rm 6.14).

Outras igrejas enfatizam o novo nascimento; sabem que a pessoa pode nascer de novo, mas não sabem que é possível obter algo mais do que aquilo. Sua atitude parece ser: "Agüente até o fim e ore para que Jesus venha logo, porque o diabo está assumindo o controle de tudo. Ele é maior do que Deus e mais forte que a Igreja. É só você olhar em der-redor para ver quão forte ele é. Está reinando e dominando sobre tudo, e vai assumir o controle do mundo inteiro. Fomos deixados órfãos, incapacitados. Pobre de mim! Não posso! Nunca conseguirei nada. Ore por mim, para eu agüentar ficar fiel até o fim. Mas não sei se poderei ou não. Espero que sim."

Esse não é o que o Novo Testamento ensina.

O cristianismo do Novo Testamento é: Maior é o que está em vós do que o que está no mundo (1 Jó 4.4).

O cristianismo do Novo Testamento é: Somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37).

O cristianismo do Novo Testamento é: Ele tem dito: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem (Hb 13.5,6).

Temos derrotado e roubado a nós mesmos. Até mesmo alguns que sabiam que tinham o Nome de Jesus não pensavam que tinha muita eficácia.

Charles Haddon Spurgeon (1834-92), famoso pregador batista inglês, contou esta experiência pessoal. Foi chamado

à casa de uma senhora de idade que estava confinada à cama. A desnutrição estava acabando com ela. Durante sua visita, Spurgeon notou um documento emoldurado pendurado na parede. Perguntou à mulher: "É seu?

Ela disse que sim, e explicou que tinha trabalhado como doméstica no lar de uma família inglesa. "Antes de a Condessa Fulana morrer, explicou a mulher, "ela me deu isto. Trabalhei para ela durante quase meio século. Tive tanto orgulho deste papel porque ela me deu. Mandei colocar numa moldura.

Ficou pendurado na parede desde a morte dela, já faz 10 anos".

O Sr. Spurgeon perguntou: "A senhora me daria licença para levá-lo e mandar examiná-lo mais de perto?"

"Oh! sim", disse a mulher, que nunca aprendera a ler, "é só cuidar para que eu o receba de volta".

Spurgeon levou o documento às autoridades. Estas já o tinham procurado. Tratava-se de uma herança. A dama da nobreza inglesa legara à sua empregada uma casa e dinheiro.

Aquela mulher morava numa casinha de um só cômodo, feita de caixas de madeira, e estava morrendo de fome -mas tinha pendurado na parede um documento que a autorizava a receber todos os cuidados e a morar numa casa excelente. O dinheiro estava acumulando juros. Pertencia a ela. Spurgeon ajudou-a a obtê-lo, mas o dinheiro não fez tanto bem a ela quanto poderia ter feito mais cedo.

Acho que isto é um exemplo daquilo que tem acontecido a boa parte do mundo evangélico. Moramos numa favelinha desmoronada - espiritualmente falando - enquanto deixamos numa mesa de algum canto a Nova Aliança. Temos orgulho dela. Mas nunca nos demos ao trabalho de descobrir aquilo que, segundo ela diz, pertence a nós.

Pedro sabia o que lhe pertencia quando olhou para o aleijado de nascença, que se assentava à Porta Formosa, dizendo: Não possuo nem prata nem ouro, mas O QUE TENHO, isso te dou: EM NOME DE Jesus Cristo, o Nazareno anda!

"Você sabe, porém", alguns dizem, "que Pedro e João eram apóstolos. Os apóstolos tinham tal poder a fim de dar início à Igreja. Mas quando o último apóstolo morreu, isto tudo cessou".

Como é possível que homens sensatos possam pensar assim está além da minha compreensão.

O diabo já ludibriou denominações inteiras. Não quer que as pessoas descubram o que significa este Nome. Tem medo do Nome. Sabe que Jesus o venceu. Sabe que Jesus disse: "Em Meu Nome expelirão demônios" (isto significa que exercerão autoridade sobre o diabo e os demônios). Ele sabe disso, mas não quer que você saiba.

Enquanto você não souber, ele poderá continuar a dominar você. Sendo assim, ele tem ludibriado a igreja toda. Ele não se importa até que ponto você se torne religioso. Enquanto você não tiver algum poder, você não será ameaça para ele.

Há, então, aqueles que crêem no novo nascimento, que crêem que as pessoas devem ficar cheias do Espírito Santo e que devem falar em outras línguas, que crêem na cura divina, que crêem no poder de Deus - mas há confusão neste meio.

Aqui, há idéias de todos os tipos. "Ora, o Senhor pode curar se Ele quiser - mas nem sempre é da Sua vontade".

As pessoas que estão cheias do Espírito, que falam em línguas, se acomodam e dizem: "Ora, se tivéssemos o poder, poderíamos fazer aquilo que se fazia nos Atos dos Apóstolos. Vamos orar pedindo o poder". Cantam, portanto: "Ó, devemos saber o que está investido neste Nome. Devemos saber o que existe por detrás deste Nome.


Pr.Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.