domingo, 28 de junho de 2009

QUANDO AS FORÇAS FALHAM

PALAVRA DO PASTOR
Quando a Força Falha

Zacarias 4:6,E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”

O Senhor Jesus é por si só o maior discipulador que já existiu. Seu ministério, sua vida foram baseados em chamar pessoas, capacitá-las para o serviço de Deus através do ensinamento. Método esse que perdura até nossos dias como o mais eficiente.

Jesus era de fato um mestre-nato. Aliás, diga-se de passagem, uma das últimas ordens que Ele nos deu é que façamos discípulos de todas as nações ensinando-as e batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Mateus 28:19, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Quando Deus chama alguém Ele também capacita com seus dons espirituais para que essa pessoa desenvolva um bom ministério, e acima de tudo, para que frutifique. O Senhor Jesus os reveste de poder, autoridade, sabedoria, para pregar, curar, ministrar, ensinar, enfim, para todo o serviço do reino. Certa vez Jesus chamou seus primeiros discípulos também os capacitou.

Lucas 9:12 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

Além de serem chamados, eram altamente qualificados para fazer grandes proezas. Mas para que Deus pudesse efetivamente usá-los eles teriam que aprender a depender de Deus, e não de suas próprias forças ou condições.

A disposição está para o poder, assim como a força para a virtude. Força essa que se baseia na fé, e não na força humana, porque as forças humanas podem nos ajudar em um momento, e em outro podem nos trair, por isso diz:

Jeremias 17:5, “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”

O discípulo de Cristo tem em primeiro lugar aprender a depender do Senhor, e não de pessoas, ou de si mesmo ou das condições financeiras que possui.

Lucas 9:3,E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.”

Aqueles discípulos teriam que aprender em primeiro lugar que só poderiam depender de Deus, não poderiam levar na missão, nem dinheiro, nem roupas, nem mesmo pão! Por que isso? Por que Deus quer que você como discípulo do Senhor que é dependa somente dEle, e não das suas forças. Por que diz o profeta Zacarias, não é pela força e nem pela violência, mas pelo Espírito do Senhor.

Zacarias 4:6, “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Jesus sabia que tinha que ir à Jerusalém, por isso mandou seus discípulos Tiago e João na frente para passarem em Samaria, e pregando e ensinando a palavra conseguissem um lugar para Jesus passar aquela noite antes de ir à Jerusalém. Capacitados, cheios de unção, autoridade lá foram eles, mas para a surpresa deles ninguém naquela cidade reconheceu que eles eram de fato pessoas de Deus e rejeitaram.

Isso mexeu com a estrutura desses discípulos; Como rejeitariam tão boa palavra? O caso, amado, é que a mensagem era realmente boa, mas a confiança deles não estava em Deus, mas em si mesmos.

Lucas 9:52-54,E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?”

Deus de fato nos capacitou com uma força espiritual, mas não para matar as pessoas. João e Tiago queriam que as pessoas que não receberam a palavra fossem mortas pelo poder de Deus.

Até onde entendemos os ensinamentos do Sumo-Mestre, a palavra de Deus é uma semente que é lançada na terra, pode ser que hoje ela não tenha nascido, mas isso não significa que não ira nascer!

Tiago e João ficaram irados a ponto de quererem mandar fogo do céu sobre àquelas pessoas por que rejeitaram a palavra. É claro que ficamos tristes quando as coisas que fazemos; a palavra que pregamos; a oração que fazemos parece não ter o resultado que queremos. Mas temos nessa hora que nos lembrar de que a força humana falha! Aliás, não é pela força e nem pela violência que as pessoas se converterão ao Senhor, mas pelo Espírito de Deus que é quem a convence do pecado e do juízo. Samuel, certa vez, ficou chateado porque o povo estava rejeitando a Deus como rei, para por um rei "homem” a saber Saul.

Samuel não concordou com aquela decisão do povo, mas ia fazer o que? Brigar? Discutir? Amaldiçoar? Não!

1Samuel 8:6, “Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.”

Sofremos por muitas coisas que não são como queremos, mas não é nem pela força e nem pela violência que ás terá realizadas. Mas pelo Espírito de Deus. Porque uma coisa é verdadeira, a força falha! O Espírito de Deus não.

comunidadeoresgate@gmail.co http://www.comunidadeoresgate.blogspot.com/

2 comentários:

  1. PAZ, PROFETA.CHEGAMOS NA PAZ EM RIO FORMOSO E ESTA MENSAGEM NOS ENSINA A DEPENDER CADA DIA MAIS DE DEUS, ESQUECER NOSSOS CONHECIMENTOS,TEORIAS, DOUTRINAS.E PASSAR A DEPENDER DO PODER DE DEUS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, ESTE NÃO NOS DEIXARÁ NUNCA NA MÃO E SEMPRE NOS CONDUZIRÁ AO CAMINHO DA VITÓRIA E DO ENGRANDECIMENTO DO NOME DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Texto copiado do meu blog pessoal, brunodomingues.org . Poderia ao menos citar a fonte né irmãos? Paz!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.