quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vitória Apostólica



VITÓRIA APOSTÓLICA


ENTENDER QUEM VOCÊ É NO ESPÍRITO
TEXTO BASE:
Atos 4.23-31
““23Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo:
Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
26Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;
27porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; 29agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, 30enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. 31Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus
.”

A) INTRODUÇÃO: A DIFERENÇA ENTRE O ENTENDIMENTO CARNAL E O ESPIRITUAL
Os apóstolos Pedro e João possuíam a essência apostólica que os tornava semelhantes a Cristo nas palavras e obras, eles sabiam quem eram no espírito, e então cheios do Espírito Santo, oraram por um coxo de nascença, que milagrosamente foi curado (Atos 3), e por este motivo haviam sido presos pela inveja dos fariseus, e quando foram soltos imediatamente foram procurar a Igreja Apostólica para lhes relatar o que havia lhes acontecido.

Sempre que a Igreja avança, existe a contrapartida do diabo que deseja de alguma forma tentar parar o mover, e para isso usa uma de suas principais armas: o entendimento. E como servos de Deus devemos entender tudo o que se passa com entendimento espiritual e não carnal.
No caso da Igreja naquele tempo o entendimento carnal seria: vamos dispersar, vamos parar de pregar, não vamos “cutucar a onça com vara curta”, vamos com calma...Deus está nos dando o sinal que é para parar de pregar...
Mas contrariando a vontade do diabo eles glorificaram a Deus e chegaram a conclusão do Espírito Santo e disseram “verdadeiramente se ajuntaram e se levantaram contra o teu santo Servo Jesus”(Atos 4.27) .Ou seja, obtiveram o entendimento espiritual daquilo que estava acontecendo no mundo espiritual.

O entendimento carnal nos leva a produzir coisas da carne, como deduções, inibição, retração, comodismo, etc. Mas naquele momento eles entenderam no espírito que era tempo de avanço, que Deus estava dando um sinal que era o caminho certo, que estavam incomodando o inferno e consequentemente vivendo o plano de Deus.
O diabo os queria tirar do plano de Deus. Este é um principio espiritual: A compreensão carnal das guerras e do momento vivido, se transforma em roubo do plano de Deus.
Um grande exemplo disso é o próprio Jesus no Getsêmani que poderia ter entendido carnalmente o momento da crucificação, mas orou com entendimento espiritual, pois sabia que a cruz seria o cumprimento do plano de Deus.
Mas para que eu chegue ao nível de entendimento espiritual eu preciso obedecer a um principio: Preciso saber quem eu sou!

Cristo sabia quem ele era, a Igreja sabia qual era sua posição e função, e nós precisamos saber quem somos, é o caminho que me leva as maiores vitórias.

B- PARA SABER QUEM SOU EU PRECISO:

Em 1º lugar – Reconhecer o poder de Deus na minha vida;
Atos 3.3-6 “3Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”
O diabo quer roubar a consciência espiritual de quem éramos e principalmente de quem somos hoje. Pedro e João eram pescadores, iletrados, mas haviam recebido a essência apostólica dentro de si, e reconheciam o poder de Deus em suas vidas.
Essa consciência traz a convicção, a ousadia, a intrepidez, o temor e a manifestação do poder de Deus. Embora não tivessem prata ou ouro eles reconheciam o poder de Deus. Como Pedro e João, nós também temos o poder de Jesus Cristo.
Mc 16.17-18 “. 17Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

Em 2º lugar – Reconhecer minhas virtudes e trabalhar minhas fragilidades;
2Cor 12.9-10 “9Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
O auto-conhecimento é fundamental para nosso crescimento como servos de Deus. Como eu me enxergo? Quais são minhas virtudes? Quais são as áreas que preciso trabalhar?
Pv 23.7 “assim como o homem se imagina em sua alma assim ele o é”

Em 3º lugar – Reconhecer o propósito de Deus em minha vida;
Atos 4.20 “20pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.”

Pedro e Joao foram confrontados pelos fariseus que queria os forçar a não falar mais de Jesus Cristo, mas eles reconheciam e entendiam o propósito de Deus na vida deles.
Da mesma forma Ester, só teve a ousadia de ir diante do rei quando entendeu que o seu propósito era interceder pelo povo judeu.
O diabo trabalha essa falta de entendimento sobre quais são os propósitos de Deus para nós, e por isso vemos tantas pessoas perdidas, desfocadas e alheias ao plano do Senhor.

Então quando eu reconheço minha unção, meu interior e o propósito de Deus, entendo quem sou e me torno indestrutível diante dos intentos do diabo e caminho pelos planos de Deus. Eu sou uma arma letal nas mãos de Deus.
C – SABENDO QUEM SOU:

1°) Sei quem o diabo é;
Rm 16.20 “20E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.”
É um espírito oportunista, mas diante da unção apostólica é um derrotado que está debaixo dos meus pés!

2°) Recebo identidade apostólica;
João 1.12-13 “12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
Tenho um Pai e sou filho. Não existe espaço no meu coração para rejeição, tristeza, solidão ou acusação!

3°) Sou guiado pelo Espírito Santo;
Rm 8.14 “14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
Não tenho mais atitudes carnais, mas sim espirituais.

4°) Ando no plano de Deus;
Sl 143.10 “10Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.”

5°) Vivo um tempo de crescimento;
Atos 4.4 “4Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.”

D – CONCLUSÃO E CHAMAMENTO:
Gl 2.20 “20logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

2 comentários:

  1. PAZ,PROFETA.QUE DEUS EM SUA GRANDE MISERICÓRDIA NOS CONCEDA A PODEROSA UNÇÃO E FÉ QUE ELE CONCEDEU AOS APÓSTOLOS,PARA QUE POSSAMOS VENCER AS ARMADILHAS DO DIABO E QUE POSSAMOS ABANDONAR TUDO QUE PERTENCE AO HOMEM CARNAL E VIVER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA O HOMEM ESPIRITUAL.PODENDO ASSIM REALIZAR SINAIS E PRODÍGIOS, CURAS E MILAGRES,SEMELHANTEMEMTE AOS QUE ELES REALIZARAM.

    ResponderExcluir
  2. PAZ,PROFETA.ESTAMOS SENTINDO FALTA DESTES TEXTOS ABENÇOADOS.QUE DEUS REGULARIZE ISTO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.