quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PALAVRA DO PASTOR

Dimessão Apostólica

- ENTRAR EM UM NÍVEL SUPERIOR DE ALIANÇA (COM JESUS)

TEXTOS BASE: 2ª Coríntios 12:1-6.

12 - 1 Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor.
12 - 2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
12 - 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)
12 - 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
12 - 5 De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas.
12 - 6 Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.

A- INTRODUÇÃO: Existe uma dimensão espiritual, esta dimensão espiritual é reservada para aqueles que tem uma aliança com o Senhor, para aqueles que andam em novidade de vida.

B- ESTAR EM ALIANÇA SUPERIOR COM CRISTO TRAZ A TRANSFORMAÇÃO:

Atos 9.1-6

1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. .3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor.4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.”

Paulo teve sua vida transformada e entrou em um nível superior de aliança com Jesus Cristo.

Ele tinha aliança com a religiosidade, com seu status pessoal, com seu título de cidadão romano.

Mas no caminho para Damasco, encontrou seu verdadeiro caminho o qual Deus havia lhe reservado, ele viu a luz brilhar, teve contato com a Glória de Jesus Cristo, e a partir daquele momento estava entrando em um nível superior de aliança, pois foi envolvido pelo poder de Deus, e não andaria mais em uma condição carnal ou religiosa, mas espiritual.

Estava formando uma aliança superior com o Apóstolo de nossa confissão “Jesus Cristo”, e ele então recebe este poder de transformação, onde seu caráter, suas convicções e motivações são completamente tocadas pelo mover apostólico de Deus.

Era perseguidor de Cristo, agora esta pronto para fazer o que ele determinasse.

C- 5 PASSOS PARA ENTRAR NESSA DIMENSÃO DE ALIANÇA SUPERIOR EM CRISTO:

1º PASSO – Ter a visão transformada

Atos 9.8

“8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.”

O diabo mostrava para Paulo todas as coisas pelo filtro da religiosidade, e seu foco era matar cristãos , ele era uma “massa de manobra” nas mãos do diabo, usado para fazer sua vontade (João 10.10)

Uma das maneiras do diabo destruir o homem é lhe tirando a visão, pois podemos enfrentar as maiores lutas e provações, mas se não perdemos nosso foco e visão então tudo se resolverá.

Vemos como exemplo o próprio Sansão onde o diabo lhe vazou os olhos.

Visão está associada com: futuro, objetivo, direção, crenças pessoais, projetos e sonhos.

O diabo tem colocado uma “miopia espiritual” nas vida, ou seja, capacidade para enxergar o que esta perto, ao redor, as guerras que o diabo mostra e falta de visão para enxergar alem.

Só posso chegar onde minha visão chegar primeiro !

Mas Paulo viu a luz brilhar, ficou cego e as escamas dos olhos caíram e agora não enxergava o que o diabo mostrava, mas tinha uma nova visão, uma nova perspectiva de vida, não era mais cego para os planos e propósitos de Deus.

2º PASSO – Ter um encontro com o mover apostólico

Atos 9.10-12 / 17-18

“10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! 11Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando 12e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. 18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.

Ananias era um homem apostólico que tinha visão dos planos de Deus e foi enviado pelo Senhor para orar por Paulo. É impressionante porque Ananias quando se encontra com Saulo já o chama de “irmão” porque ele estava na dimensão apostólica e via Saulo como Deus.

Ele impôs as mãos sobre Paulo que então teve o encontro com o mover apostólico através da vida de Ananias.

A partir daquele momento sua vida não seria mais a mesma. O que faz um homem estudado, respeitado, abandona tudo? Somente o encontro com o mover apostólico.

Filipenses 3.7-8 “7Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. 8Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”

3º PASSO – Estar em aliança com a Palavra

João 1.1-3

“1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”

Hb 4.12 “12Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

A revelação é que Jesus Cristo é a palavra, pois é o verbo e tudo foi criado pela palavra.

Se desejo entrar em uma dimensão apostólica então é necessário estar aliançado com a palavra, com o profeta que libera a palavra, isso significa andar em fé, em amor, em obediência, em temor e debaixo de um envio.

Paulo era tão aliançado que mesmo em grandes dificuldades, próximo de morrer, ele continuava em aliança com a palavra, e essa atitude é a contra-mão do mundo, onde na primeira dificuldade as pessoas formam aliança com a murmuração e a derrota.

2Tim 4.13 “13Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.”

4º PASSO – Ter honra espiritual

1Cor 9.22-24

“22Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 23Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. 24Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.”

Ter honra espiritual é diferente da carnal, porque está desassociado de valores humanos.

Estar em uma dimensão apostólica exige este tipo de honra, que visa sempre a fidelidade a visão, a parte do sacrifico pessoal e a fé incondicional, que não depende de situações para ser vivida.

Paulo encontrou essa honra – Fil 4.13 “ Eu tudo posso naquele que me fortalece”

5º PASSO – Completar a carreira da fé

2Tim 4.7

“7Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Não podemos aceitar viver um ciclo de projetos inacabados, mas ter disposição no espírito para cumprir o propósito e vontade de Deus em tudo.

É ser como Ananias e Isaias “Eis-me aqui, envia-me a mim”

D- QUANDO SOU TRANSFORMADO E ENTRO NESTA ALIANÇA SUPERIOR TENHO ACESSO AOS MILAGRES DE DEUS:

2Cor 12.12

“12Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos”

1ª BENÇÃO – Vou enxergar o que ninguém enxerga (o exército de Deus está ao meu lado)

2Reis 6.15-17

“15Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”

2ª BENÇÃO Vou andar acima de principados, potestades e dominadores (assentando em Cristo no 3º céu)

Efesios 1.20-23

“20o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. 22E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”

3ª BENÇÃO – Vou andar em soberania (não vou viver em função dos problemas)

Habacuque 3.17-19

“17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. 19O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”

Pr. Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.