sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PALAVRA DO PASTOR

Dimensão Apostólica


VIVER O MOVER APOSTÓLICO DESSA DIMENSÃO



TEXTO:

Atos 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

2 Coríntios 12:12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.


O QUE É SER UM HOMEM APOSTÓLICO NA DIMENSÃO APOSTÓLICA?

A palavra “Apóstolo” vem do grego e significa “enviado”, sendo que esta é a autoridade que o Senhor Jesus instituiu sobre a Igreja, para a edificação da igreja e o aperfeiçoamento dos santos Ef. 4:11

Filipe era apenas um diácono que recebeu a tarefa de servir a mesa, mas pela dimensão e pela unção apostólica foi muito alem disto, ele não era um apostolo, mas era um homem apostólico.

Ser homem apostólico é andar debaixo desta dimensão e desta autoridade, ou seja, é estar debaixo da cobertura da Igreja Apostólica que é o modelo deixado por Jesus Cristo.


O homem apostólico sempre esta em sintonia com o mover apostólico por isso entende plenamente o momento que a Igreja vive, que é à vontade de Deus, e orientado por esse mover cresce e prospera. O homem apostólico sempre está à frente do seu tempo, pois não se limita nas condições que vive, mas tem uma visão ampla da obra do Senhor.

Infelizmente há muitas pessoas que ainda não experimentaram um verdadeiro mover apostólico porque estão presas a dimensão da religiosidade. O homem religioso é aquele que vive buscando na religião (dogmas, doutrinas e leis) a sua relação com Deus, ao contrário do homem apostólico, que é aquele que mergulha nas coisas do Espírito e vive sinais, prodígios e maravilhas.

Hoje você vai receber a capacitação de ser um homem apostólico dentro de uma dimensão apostólica e espiritual, pois você esta debaixo desta cobertura.


O que é ser um homem apostólico numa dimensão apostólica?


) É SER UM IMITADOR APOSTÓLICO, É SER ALGUÉM QUE REPRODUZ AS CREDENCIAIS APOSTÓLICAS.

Atos 6: 5 –6

5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.


Atos 8: 5-7

5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. 6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. 7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.

Filipe recebeu a unção de “diácono”, que quer dizer servo. Foi ungido para exercer a função de um assistente social, mas ao receber a imposição de mãos dos apóstolos recebeu as credenciais apostólicas e começou a se mover debaixo desta dimensão. Filipe sendo apenas um diácono, pode reproduzir toda a autoridade de um apóstolo porque foi um imitador apostólico.

Na cidade de Samaria, Filipe fez uma revolução, ele não era um apostolo, mas era um homem apostólico dentro de uma dimensão apostólica.

As credenciais apostólicas estão sobre a sua vida, não importa quem você é ou a sua condição, você deve ser um homem apostólico.

2°) É SER UM HOMEM COM UNÇÃO DE GOVERNO COMO OS APÓSTOLOS, NÃO SE INTIMIDAR PELO PODER DO INIMIGO.

Atos 8: 9 a 13

9 Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; 10 ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. 11 Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. 12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. 13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.

Filipe chega a Samaria como servo do Senhor e se depara com um homem, chamado Simão, que é conhecido por toda aquela terra como o “grande poder”, uma pessoa influente, importante, respeitado por todos. Mas vemos que Filipe não abre mão da sua posição, não fica intimidado, pois sabia que estava ali representando o poder apostólico. Felipe continua reproduzindo sinais, prodígios e maravilhas a ponto do povo olhar para ele e reconhecer um poder ainda maior, sendo que até mesmo Simão abraça a fé.

Hoje você vai exercer a unção de governo como os apóstolos e nada e ninguém vai intimidar a sua vida, porque você vai se mover na liberdade para realizar a obra do Senhor e os poderes do mundo espiritual vão reconhecer que você é um homem apostólico.


3º) É SER UM CIDADÃO CELESTIAL, É ALGUÉM QUE TEM VISÃO DE FUTURO E NÃO TEM LIMITES TERRITORIAIS, NACIONAIS, NEM SOCIAIS.

Atos 8: 26 a 29

26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. 27 Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, 28 estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. 29 Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.

Filipe era um cidadão celestial porque não ficou limitado ou preso ao seu contexto, mas enxergou o envio de Deus e se moveu percorrendo vários lugares. Um homem apostólico não tem a preocupação se nasceu no sertão do Ceará, em Quixeramobim, mas é alguém que sabe que é bem aventurado aonde for porque não depende de condição humana, mas é cem por cento dependente do mover de Deus.


Vemos que Filipe se relaciona com um etíope, alto oficial de Candace, que representa um reino poderoso, importantíssimo naquela e ainda era superintendente de todo o tesouro daquele reino. Filipe não se intimidou diante deste homem, pois ele estava ali no caminho representando o reino de Deus.

Deus nos chamou para sermos primeiro mundo, não podemos ter limites territoriais, nacionais e muito menos sociais. A prova disto é o que o Senhor tem nos dado em excelência e qualidade em tudo que temos realizado.


O QUE NOS TRAZ ESTA DIMENSÃO APOSTÓLICA E ESPIRITUAL:


1º LUGAR: NOS TRAZ RESPEITO, HONRA, CREDIBILIDADE PARA NOS ENVOLVERMOS EM NOVOS AMBIENTES .

Atos 8: 27, 30 e 31

27 Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, 30 Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? 31 Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.

Filipe estava aos olhos humano num nível inferior, mas o exercício de sua capacitação apostólica o levou a condição de se assentar junto ao grande oficial de Candace. A unção apostólica vai trazer para sua vida a condição que trouxe a Filipe, que sendo apenas um diácono que trabalhava na assistência social pode receber de Deus honra de estar agora sendo reconhecido por Deus e reconhecido por todo reino da Etiópia.

Você vai ser honrado como Filipe, porque você tem os valores de reino de Deus. O alto oficial era socialmente, um homem poderoso mas foi ministrado pelo diácono Felipe que ganhou muito respeito e prestigio porque estava trazendo valores do reino de Deus

2º LUGAR: NOS TRAZ A CHANCE DE EXERCERMOS A INFLUÊNCIA DO REINO DE DEUS EM MOMENTOS E OPORTUNIDADES QUE NORMALMENTE NÃO TERÍAMOS.


Atos 8: 5, 34 a 38 e 40

5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. 38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. 40 Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Vemos que a capacitação apostólica estava se movendo na vida de Filipe. Ele não ficou restrito na Judéia, foi levado pelo Senhor a Samaria aonde encontrou Simão, evangelizou e batizou o eunuco, depois foi levado para Azoto, passou por várias cidades e chegou a Cesáreia. Filipe não poderia imaginar as grandes coisas que o aguardavam, passou por várias experiências, teve contato com várias culturas.

Deus vai te dar oportunidades que humanamente você não teria, porque essa capacitação apostólica vai mover a tua vida e você vai exercer influencia aonde for enviado.


3º LUGAR: TRAZ A GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR PARA O REINO DE DEUS E PARA OS TEUS AMADOS.

Atos 21: 7 a 9

7 Quanto a nós, concluindo a viagem de Tiro, chegamos a Ptolemaida, onde saudamos os irmãos, passando um dia com eles. 8 No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.

Filipe por ser um evangelista viajava o tempo todo, pela lógica a sua ausência causaria um falta de estrutura na sua família, mas Filipe estava trabalhando pelo futuro do reino de Deus, investindo o seu tempo e trabalho, por causa disto o futuro da sua família estava garantido por Deus. Filipe pode viver um futuro de bênçãos e viu isto na sua casa, pois suas filhas eram virgens e profetisas.

CONCLUSÃO:

João 20:21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.

Hoje você esta sendo enviado debaixo da dimensão apostólica para viver um novo tempo na tua vida.

Não importa quem você é, se você esta debaixo desta unção apostólica você vai viver sinais, prodígios e maravilhas.


Pr.Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.